CENTRO
DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO
DE LETRAS
ALBERTO
CHISSINGUI SARA SILVA
RELATÓRIO
FINAL DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IV DE LITERATURAS DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Relatório
final elaborado para fim avaliativo da disciplina de Estágio Obrigatório IV de
Literaturas de Língua Portuguesa sob a orientação da Professora Juliana Oliveira
De Santana Novais.
CAMPO GRANDE – MS
Em primeiro lugar, agradeço a Deus todo
poderoso que tem me cuidado dia e noite e me proporcionando saúde, força de
vontade para superar os obstáculos. Em seguida, os meus votos de agradecimentos
vão à direção da escola E.E. Orcírio Thiago de Oliveira que disponibilizou um
espaço afim de que realizasse minhas atividades estagiarias.
Agradeço em particular o Diretor Kássio
Pereira Cavalcante pela sua generosidade, e a Professora da disciplina de Literaturas
de Língua Portuguesa Dilma Maria de Souza Moraes que me acompanhou desde o
primeiro contato que tive com a sala, nas observações das aulas, pela paciência
e flexibilidade ao ceder-me a sala de aula para poder observar suas aulas e
também me disponibilizar momento para fazer a com - participação nas suas
atividades.
Agradeço à professora Juliana Oliveira
De Santana Novais, por lhe ter como minha orientadora do estágio nessa disciplina
e, finalmente os meus agradecimentos vão para os meus filhos junto a minha
esposa que têm me dado força para que consiga terminar o curso e voltar pra lá
(Angola) e ficar ao lado deles. São dirigidos também meus agradecimentos á
coordenação do curso de Letras e aos meus colegas àqueles que, direta ou
indiretamente, deram-me apoio moral para que esse fato se concretizasse.
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................5
1.1 Desenvolvimento….…………............….……..…..……...……….........7
1.2.
Fundamentação
Teórica...................................................................7
1.3 Objetivo..............................................................................................8
1.4 Justificativa/Caracterização.............................…………..…………….8
2. REGÊNCIA....................................................................................................10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................12
4. REFERÊNCIAS ............................................................................................12
5. ANEXOS........................................................................................................13
1 – INTRODUÇÃO
Este relatório compõe todas as
atividades finais desenvolvidas na disciplina de Estágio Obrigatório IV em
Literaturas de Língua Portuguesa, do 8º semestre do curso de Letras, em
habilitação Português/Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
Campus UFMS de Campo Grande/MS.
O Estágio Obrigatório constitui um
momento importante na vida de um estudante que almeja dedicar-se profissionalmente
na área da sua formação. Esse é o momento que permite pôr em prática o conhecimento
adquirido ao longo da formação. É um período de avaliação pessoal, de prática e
de aprendizagem. O estágio prepara para a vida profissional e, exige
comprometimento e responsabilidade. Por meio dele adquirimos experiência que
nos capacita e conscientiza o que ensinar e, para que ensinar.
As atividades realizadas na disciplina Estágio
Obrigatório IV de Literaturas de Língua Portuguesa compreenderam o período de 25
de Agosto de 2014 até no dia 22 de Outubro do mesmo ano. Tais atividades foram
desenvolvidas na Escola Estadual Orcíno Thiago de Oliveira, sob supervisão da professora
Dilma Maria de Souza Moraes e na Orientação da professora Juliana Oliveira De
Santana Novais.
Durante o período das observações feitas
no 2º Ano, pôde perceber que os alunos têm o conhecimento das literaturas
brasileiras e, sabem pouco das literaturas estrangeiras, sobretudo as
portuguesas e as africanas. No dia 28 de Agosto, observei no 2º C, onde a
professora aplicou o seguinte tema: Realismo Brasil e Portugal e, os alunos
participaram ativamente até porque me pareceu que eles já tinham o domínio do
conteúdo. No dia 01de Setembro,observei ainda no 2º Ano C e a professora deu
sequencia com o mesmo assunto apesar da presença de poucos alunos mais houve
uma participação boa. No dia 08 do mesmo mês observei na disciplina de
matemática ministrada pelo professor Beto que aplicou o conteúdo “Sistemas
lineares” e por ser uma disciplina das ciências exatas os alunos prestaram mais
atenção em relação á outras matérias. No mesmo dia, observei ainda na
disciplina de literaturas e a professora aplicou novo conteúdo “Naturalismo:
características, obras e autores”.
No dia 15 de setembro observei no 2º ano D a
professora deu sequencia com o conteúdo que aplicou em outra turma e aí os
alunos são mais calmos em relação a outra turma. No dia 18 do mesmo mês
observei no 2º ano D e a professora aplicou alguns exercícios á respeito dos
dois conteúdos que os alunos viram nas duas aulas passadas e, notei que houve
poucos que acertaram e a falha foi da metodologia que a professora passou para
eles e, sugiro que, quanto a este tipo de conteúdo, em vez de se limitar em
passar conteúdos no quadro, que a professora trouxesse poemas, vídeos, contos
entre outros para os alunos interagirem na sala com os seus colegas. No dia 22
assisti duas aula, onde a professora passou um filme e depois pediu que os
alunos falassem sobre o filme “O código da Vinci”.
Na co-participação a professora pediu
para elaborar um texto que falasse sobre as literaturas angolanas já que tanto
ela quanto seus alunos nunca tinham ouvido antes. Entretanto, no dia 06 de
outubro, nos 10 primeiros minutos de aula apliquei, ou seja, falei um pouco
sobre as literaturas de africanas, no caso particular de Angola, sobretudo de
António Agostinho Neto antigo presidente de Angola e escritor de muitas obras
e, falei sobre sua biografia e também sobre suas duas grandes obras: Sagrada
Esperança e Renúncia Impossível.
E no dia 09 de outubro co-participei na
aula que a professora falou sobre o parnasianismo e aí ela pediu somente para
buscar os livros na biblioteca e distribuir aos alunos.
3.1
DESENVOLVIMENTO
Uma das maiores razões de colocar em
ação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), consiste no âmbito de
trabalhar com métodos e técnicas no crescimento da qualidade do ensino da
educação brasileira. Aqui serão desenvolvidas todas as atividades do estágio
obrigatório.
1.2 FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA
A elaboração do documento não oferece apenas
o produto de simples reflexão acerca do ensino, mas vai muito além do que se imagina
como nas relações sociais, culturais, materiais, em fim. Vejamos na citação
abaixo uns dos objetivos fundamentais dos PCNs no ensino fundamental.
Conhecer
características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e
culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade
nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
Conhecer e valorizar a pluralidade do
patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros
povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em
diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais.[1]
Isso mostra que um professor de
Literaturas de Língua Portuguesa deve levar em consideração contexto
situacional dos alunos e entender as diferentes relações culturais a fim de
facilitar o processo de instrução. Por outro lado, a competência e o desempenho
do professor na literaturas determinam a aprendizagem de seus educando. Por
outro lado, ao aprendiz é de fundamental importância entender as diferenças
culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia. Trabalhar nas suas
aulas com múltiplos recursos didáticos – pedagógicos para estimular uma
aprendizagem melhor.
1.3 OBJETIVO
Possibilitar a troca de relações entre
as abordagens teóricas estudadas acerca da periodização históricas das
literaturas no seu todo e, em particular as do Brasil e Portugal com os seus
respectivos autores e obras e também sobre o ensino de literaturas e a prática proporcionando
assim, uma análise reflexiva da realidade escolar.
1.4 JUSTIFICATIVA/CARACTERIZAÇÃO
Durante o período do estágio, é dada ao
acadêmico a oportunidade de estabelecer uma relação com a escola, que por sua
vez, lhe oferece o entendimento de maneira coerente, tanto no seu funcionamento,
quanto nos trabalhos administrativos da escola, ou seja, com alunos,
professores e funcionários em geral. É um período muito curto para absorver
conhecimento do que vimos durante as aulas na faculdade. A E.E. Orcírio Thiago de
Oliveira está localizada no bairro Villa Progresso, Rua Senador Ponce- na
cidade de Campo Grande do Estado de Mato grosso do Sul, MS/CEP: 79004570 Tel.
(67)33145632 fica em um bairro de classe baixa. A escola é liderada pelo
diretor Kássio Pereira Cavalcante e pela coordenadora Adriana Saab.
O prédio possui um primeiro andar
separado de algumas salas em baixo e outras em cima. As de baixo são frequentadas
pelos alunos menores e as de cima pelos adultos. Possui também um prédio que
oferece o atendimento do lanche aos alunos e, outro prédio responsável pelo atendimento
de todas as atividades administrativas da escola. Portanto é constituído da
seguinte maneira: Uma sala de professores com mesa, cadeiras,TV,
gavetas,sofás;recursos didático-pedagógicos: data show, notebooks,
computadores, equipamentos sonoros, multimídia, maquina digital, filmadora,
quadro, canetas, apagador, livros, impressoras, bolas para esportes,biblioteca,
sala de informática;secretaria geral,sala do Diretor e da Vice Diretora; sala
da supervisora pedagógica; banheiros masculinos e femininos etc.
As turmas estão compostas por 35 alunos,
no entanto, a turma do 1º ano D onde foram desenvolvidas as atividades de
observação, interação, regência, etc., comporta 32 alunos, sendo 14 masculinos
e 18 femininos na faixa etária de 15-135 anos de idade.
A cozinha da escola é bem grande e com
um equipamento extremamente moderno, possui um fogão industrial de seis bocas,
um fogão comum de duas bocas, três freezers horizontais, uma mesa, quatro papelões,
um caldeirão grande, quatro panelas de pressão, um liquidificador industrial,
um liquidificador comum, quatro garrafas térmicas, quatrocentos pratos
plásticos e cinquenta pratos de louça, quinhentas e cinquenta colheres,
quarenta garfos, trinta e seis facas e quinhentas canecas.
A escola possui dois banheiros mais ou
menos organizados, sendo um para os alunos divididos em, um para as meninas e
um para os rapazes e um para os professores. A secretária é bem estruturada e
possui dois computadores, 10 mesas ocupados com alguns bens da escola, uma
impressora, um bebedouro, três ventiladores, um relógio, vários armários e um extintor.
A biblioteca é mais ou menos grande que
corresponde com o espaçamento da escola, tem dois computadores, tres
prateleiras para os livros didaticos da escola, quatro ventiladores, quatro
armários, um relógio, duas mesas grandes de apoio para os alunos.
O pátio e a ária verde da escola são tão
grandes com flores, jardim, um bebedouro industrial bem organizado, um
lavatório bem artilhado que cabe mais de dez alunos de cada vez, uma ária para
o estacionamento tanto de carros quanto de motos, um anfiteatro para vários
fins, um pátio para palestras e outras finalidades.
A sala de informática é bem grande com
ar e 12 computadores, 9 funcionando em condições e 3 danificados, 14 mesas para
computadores, 24 cadeiras, um armário de aço, um relógio, dois armários, uma
impressora, um quadro e um extintor. Os recursos didáticos – pedagógicos que a
escola possui são: data show, telas, rádios, TV, computadores, dicionários, e
outros.
2. FASE DE REGÊNCIA
Foi uma fase um pouco dura porque os
alunos tiveram experiência de dois professores diferentes. O conteúdo que me
foi dado para a regência é “Simbolismo:
características, autores e obras” um conteúdo que requerer no mínimo oito
aulas por ser muito, porém, elaborei de uma forma sucinta para que os alunos
dessem conta nas quartos aulas que são oferecidas para efetuar a regência. Teve
alguns pequenos constrangimentos entre professor e alunos primeiramente sobre a
questão da Língua, ou seja, do Sotaque mas, depois ficou ultrapassado.
Durante as fases anteriores do estágio,
constatou-se que a professora trabalha apenas com os textos e não usa imagens
para que a partir delas os alunos possam identificar as características de cada
época. Ela optou apenas em poemas de autores brasileiros e portugueses. Mas, o
que me surpreendeu é que, a professora como dá aulas em outras matérias,
decidiu passar novamente o filme do “Código da Vinci” antes das minhas
regências porque há uma grande presença do simbolismo.
O plano da regência foi elaborado metodologicamente da
seguinte forma:
Primeira aula: 16/10/2014
A aula foi iniciada com os cumprimentos,
e foi apresentado o conteúdo que foi explicado nesta primeira e na segunda aula
que é “Simbolismo: características, autores e obras”. Em seguida, o professor
fez algumas pequenas e simples perguntas sobre o que estudaram do parnasiano e
após isso, começou explicando sobre o simbolismo por meio de um poema antífona
de Cruz e Souza (Ver anexo 01), e Chamou a atenção dos alunos ao que tece as
características fundamentais do simbolismo, a linguagem capaz de sugerir a
realidade sem o compromisso de retratá-la fidedignamente, o uso de
imagens e metáforas, foco na percepção subjetiva, recursos formais que
imprimem a musicalidade (assonâncias e aliterações), uso de símbolos e ainda, o
professor passou o conteúdo no quadro para que os alunos passassem para os seus
cadernos (ver anexo 2) e também fez algumas perguntas para eles testando o
desempenho dos mesmos em sala de aula.
Segunda aula: 16/10/2014
O professor deu continuidade a respeito
do tema, e agrupou a turma em pequenos grupos propondo uma pesquisa sobre o
simbolismo e, em seguida levou-os à sala de informática para efetuar a referida
pesquisa com as seguintes propostas:
Quais os marcos do simbolismo na Europa
e no Brasil? A que movimento o simbolismo se opôs e porque,? Pesquise sobre a
vida e a obra de Cruz e Souza e Eugênio de Castro, selecione um poema
de cada autor em que estejam presentes as características sonoras,
como assonâncias e aliterações, e a musicalidade para na aula seguinte ler em
sala. Dadas essas questões, o professor providenciou cópias para os demais
grupos dos poemas escolhidos.
Terceira aula: 22/10/2014
Nessa terceira aula, os alunos apresentaram
a pesquisa e a leitura dos poemas em sala. Para cada poema, o professor chamou
a atenção sobre as características formais, as temáticas e as imagens que os
poemas evocam.
Quarta aula: 22/10/2014
Nesta aula, o professor passou para cada aluno, um papel
onde consta um poema e as respectivas questões de todo conteúdo dado em sala de
aula (ver anexo 4). Exercita a memória e a ortografia. O professor estagiário
conversou com a professora da sala para saber quanto valia a atividade
avaliativa na nota final deles para que eles não façam apenas por fazer. É
apenas uma maneira de fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que
sabem sobre o estudo dos trovadores no seu todo.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Estágio Obrigatório traça caminho para
atingir o profissionalismo. É o momento de treinamento e chamar
responsabilidade dos nossos atos como pessoas e como iniciantes de uma carreira
profissional transformando teoria em prática. Foram no total 10 estágios em
disciplinas diferentes durante o curso e, pôde perceber que na vida devemos nos
entregar com amor e dedicação naquilo que queremos. Assim sendo, tendo dado
estes três grandes passos de observação, co-participação e da Regência, me considero já
alguém capaz de poder ajudar o país na formação de novos quadros que possam vir
dignificar o nome do mesmo.
4. REFERÊNCIAS
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais /
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.
5. ANEXOS
1. Registro de Identificação
do acadêmico estagiário e do campo de estágio.
2. Informação sobre a Turma
e a Escola.
3. Registro de atividades de
Observação e Entrevista.
4. Registro de atividades de
Interação.
5. Registro de atividades de
Orientação/Supervisão.
6. Plano de atividades do
Estágio.
7. Autorização da Escola
para realização do estágio.
8. Autorização da COE para
início de Estágio Obrigatório
9. Horário da Regência.
10. Plano de aula da
Regência.
11. Registro de atividade da
Regência.
12. Avaliação Parcial e
Avaliação Final do Professor Supervisor.
[1]B823p Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.
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