quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE LITERATURAS IV

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE LETRAS

ALBERTO CHISSINGUI SARA SILVA

RELATÓRIO FINAL DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IV DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA




Relatório final elaborado para fim avaliativo da disciplina de Estágio Obrigatório IV de Literaturas de Língua Portuguesa sob a orientação da Professora Juliana Oliveira De Santana Novais.







CAMPO GRANDE – MS
NOVEMBRO/2014




Agradecimentos
Em primeiro lugar, agradeço a Deus todo poderoso que tem me cuidado dia e noite e me proporcionando saúde, força de vontade para superar os obstáculos. Em seguida, os meus votos de agradecimentos vão à direção da escola E.E. Orcírio Thiago de Oliveira que disponibilizou um espaço afim de que realizasse minhas atividades estagiarias.
Agradeço em particular o Diretor Kássio Pereira Cavalcante pela sua generosidade, e a Professora da disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa Dilma Maria de Souza Moraes que me acompanhou desde o primeiro contato que tive com a sala, nas observações das aulas, pela paciência e flexibilidade ao ceder-me a sala de aula para poder observar suas aulas e também me disponibilizar momento para fazer a com - participação nas suas atividades.
Agradeço à professora Juliana Oliveira De Santana Novais, por lhe ter como minha orientadora do estágio nessa disciplina e, finalmente os meus agradecimentos vão para os meus filhos junto a minha esposa que têm me dado força para que consiga terminar o curso e voltar pra lá (Angola) e ficar ao lado deles. São dirigidos também meus agradecimentos á coordenação do curso de Letras e aos meus colegas àqueles que, direta ou indiretamente, deram-me apoio moral para que esse fato se concretizasse.





SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................5
           1.1 Desenvolvimento….…………............….……..…..……...……….........7
           1.2. Fundamentação Teórica...................................................................7
           1.3  Objetivo..............................................................................................8
          1.4  Justificativa/Caracterização.............................…………..…………….8
2. REGÊNCIA....................................................................................................10
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................12
4. REFERÊNCIAS ............................................................................................12
5. ANEXOS........................................................................................................13















1 – INTRODUÇÃO
            Este relatório compõe todas as atividades finais desenvolvidas na disciplina de Estágio Obrigatório IV em Literaturas de Língua Portuguesa, do 8º semestre do curso de Letras, em habilitação Português/Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus UFMS de Campo Grande/MS.
O Estágio Obrigatório constitui um momento importante na vida de um estudante que almeja dedicar-se profissionalmente na área da sua formação. Esse é o momento que permite pôr em prática o conhecimento adquirido ao longo da formação. É um período de avaliação pessoal, de prática e de aprendizagem. O estágio prepara para a vida profissional e, exige comprometimento e responsabilidade. Por meio dele adquirimos experiência que nos capacita e conscientiza o que ensinar e, para que ensinar.
As atividades realizadas na disciplina Estágio Obrigatório IV de Literaturas de Língua Portuguesa compreenderam o período de 25 de Agosto de 2014 até no dia 22 de Outubro do mesmo ano. Tais atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Orcíno Thiago de Oliveira, sob supervisão da professora Dilma Maria de Souza Moraes e na Orientação da professora Juliana Oliveira De Santana Novais.
Durante o período das observações feitas no 2º Ano, pôde perceber que os alunos têm o conhecimento das literaturas brasileiras e, sabem pouco das literaturas estrangeiras, sobretudo as portuguesas e as africanas. No dia 28 de Agosto, observei no 2º C, onde a professora aplicou o seguinte tema: Realismo Brasil e Portugal e, os alunos participaram ativamente até porque me pareceu que eles já tinham o domínio do conteúdo. No dia 01de Setembro,observei ainda no 2º Ano C e a professora deu sequencia com o mesmo assunto apesar da presença de poucos alunos mais houve uma participação boa. No dia 08 do mesmo mês observei na disciplina de matemática ministrada pelo professor Beto que aplicou o conteúdo “Sistemas lineares” e por ser uma disciplina das ciências exatas os alunos prestaram mais atenção em relação á outras matérias. No mesmo dia, observei ainda na disciplina de literaturas e a professora aplicou novo conteúdo “Naturalismo: características, obras e autores”.
 No dia 15 de setembro observei no 2º ano D a professora deu sequencia com o conteúdo que aplicou em outra turma e aí os alunos são mais calmos em relação a outra turma. No dia 18 do mesmo mês observei no 2º ano D e a professora aplicou alguns exercícios á respeito dos dois conteúdos que os alunos viram nas duas aulas passadas e, notei que houve poucos que acertaram e a falha foi da metodologia que a professora passou para eles e, sugiro que, quanto a este tipo de conteúdo, em vez de se limitar em passar conteúdos no quadro, que a professora trouxesse poemas, vídeos, contos entre outros para os alunos interagirem na sala com os seus colegas. No dia 22 assisti duas aula, onde a professora passou um filme e depois pediu que os alunos falassem sobre o filme “O código da Vinci”.
Na co-participação a professora pediu para elaborar um texto que falasse sobre as literaturas angolanas já que tanto ela quanto seus alunos nunca tinham ouvido antes. Entretanto, no dia 06 de outubro, nos 10 primeiros minutos de aula apliquei, ou seja, falei um pouco sobre as literaturas de africanas, no caso particular de Angola, sobretudo de António Agostinho Neto antigo presidente de Angola e escritor de muitas obras e, falei sobre sua biografia e também sobre suas duas grandes obras: Sagrada Esperança e Renúncia Impossível. 
E no dia 09 de outubro co-participei na aula que a professora falou sobre o parnasianismo e aí ela pediu somente para buscar os livros na biblioteca e distribuir aos alunos.

3.1 DESENVOLVIMENTO
Uma das maiores razões de colocar em ação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), consiste no âmbito de trabalhar com métodos e técnicas no crescimento da qualidade do ensino da educação brasileira. Aqui serão desenvolvidas todas as atividades do estágio obrigatório.
1.2 FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA
A elaboração do documento não oferece apenas o produto de simples reflexão acerca do ensino, mas vai muito além do que se imagina como nas relações sociais, culturais, materiais, em fim. Vejamos na citação abaixo uns dos objetivos fundamentais dos PCNs no ensino fundamental. 
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.[1]


Isso mostra que um professor de Literaturas de Língua Portuguesa deve levar em consideração contexto situacional dos alunos e entender as diferentes relações culturais a fim de facilitar o processo de instrução. Por outro lado, a competência e o desempenho do professor na literaturas determinam a aprendizagem de seus educando. Por outro lado, ao aprendiz é de fundamental importância entender as diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia. Trabalhar nas suas aulas com múltiplos recursos didáticos – pedagógicos para estimular uma aprendizagem melhor.
1.3 OBJETIVO
Possibilitar a troca de relações entre as abordagens teóricas estudadas acerca da periodização históricas das literaturas no seu todo e, em particular as do Brasil e Portugal com os seus respectivos autores e obras e também sobre o ensino de literaturas e a prática proporcionando assim, uma análise reflexiva da realidade escolar.
1.4 JUSTIFICATIVA/CARACTERIZAÇÃO
Durante o período do estágio, é dada ao acadêmico a oportunidade de estabelecer uma relação com a escola, que por sua vez, lhe oferece o entendimento de maneira coerente, tanto no seu funcionamento, quanto nos trabalhos administrativos da escola, ou seja, com alunos, professores e funcionários em geral. É um período muito curto para absorver conhecimento do que vimos durante as aulas na faculdade. A E.E. Orcírio Thiago de Oliveira está localizada no bairro Villa Progresso, Rua Senador Ponce- na cidade de Campo Grande do Estado de Mato grosso do Sul, MS/CEP: 79004570 Tel. (67)33145632 fica em um bairro de classe baixa. A escola é liderada pelo diretor Kássio Pereira Cavalcante e pela coordenadora Adriana Saab.
O prédio possui um primeiro andar separado de algumas salas em baixo e outras em cima. As de baixo são frequentadas pelos alunos menores e as de cima pelos adultos. Possui também um prédio que oferece o atendimento do lanche aos alunos e, outro prédio responsável pelo atendimento de todas as atividades administrativas da escola. Portanto é constituído da seguinte maneira: Uma sala de professores com mesa, cadeiras,TV, gavetas,sofás;recursos didático-pedagógicos: data show, notebooks, computadores, equipamentos sonoros, multimídia, maquina digital, filmadora, quadro, canetas, apagador, livros, impressoras, bolas para esportes,biblioteca, sala de informática;secretaria geral,sala do Diretor e da Vice Diretora; sala da supervisora pedagógica; banheiros masculinos e femininos etc.
As turmas estão compostas por 35 alunos, no entanto, a turma do 1º ano D onde foram desenvolvidas as atividades de observação, interação, regência, etc., comporta 32 alunos, sendo 14 masculinos e 18 femininos na faixa etária de 15-135 anos de idade.
A cozinha da escola é bem grande e com um equipamento extremamente moderno, possui um fogão industrial de seis bocas, um fogão comum de duas bocas, três freezers horizontais, uma mesa, quatro papelões, um caldeirão grande, quatro panelas de pressão, um liquidificador industrial, um liquidificador comum, quatro garrafas térmicas, quatrocentos pratos plásticos e cinquenta pratos de louça, quinhentas e cinquenta colheres, quarenta garfos, trinta e seis facas e quinhentas canecas.
A escola possui dois banheiros mais ou menos organizados, sendo um para os alunos divididos em, um para as meninas e um para os rapazes e um para os professores. A secretária é bem estruturada e possui dois computadores, 10 mesas ocupados com alguns bens da escola, uma impressora, um bebedouro, três ventiladores, um relógio, vários armários e um extintor.
A biblioteca é mais ou menos grande que corresponde com o espaçamento da escola, tem dois computadores, tres prateleiras para os livros didaticos da escola, quatro ventiladores, quatro armários, um relógio, duas mesas grandes de apoio para os alunos.
O pátio e a ária verde da escola são tão grandes com flores, jardim, um bebedouro industrial bem organizado, um lavatório bem artilhado que cabe mais de dez alunos de cada vez, uma ária para o estacionamento tanto de carros quanto de motos, um anfiteatro para vários fins, um pátio para palestras e outras finalidades.
A sala de informática é bem grande com ar e 12 computadores, 9 funcionando em condições e 3 danificados, 14 mesas para computadores, 24 cadeiras, um armário de aço, um relógio, dois armários, uma impressora, um quadro e um extintor. Os recursos didáticos – pedagógicos que a escola possui são: data show, telas, rádios, TV, computadores, dicionários, e outros.
2. FASE DE REGÊNCIA
Foi uma fase um pouco dura porque os alunos tiveram experiência de dois professores diferentes. O conteúdo que me foi dado para a regência é “Simbolismo: características, autores e obras” um conteúdo que requerer no mínimo oito aulas por ser muito, porém, elaborei de uma forma sucinta para que os alunos dessem conta nas quartos aulas que são oferecidas para efetuar a regência. Teve alguns pequenos constrangimentos entre professor e alunos primeiramente sobre a questão da Língua, ou seja, do Sotaque mas, depois ficou ultrapassado.
Durante as fases anteriores do estágio, constatou-se que a professora trabalha apenas com os textos e não usa imagens para que a partir delas os alunos possam identificar as características de cada época. Ela optou apenas em poemas de autores brasileiros e portugueses. Mas, o que me surpreendeu é que, a professora como dá aulas em outras matérias, decidiu passar novamente o filme do “Código da Vinci” antes das minhas regências porque há uma grande presença do simbolismo.
O plano da regência foi elaborado metodologicamente da seguinte forma:
Primeira aula: 16/10/2014
A aula foi iniciada com os cumprimentos, e foi apresentado o conteúdo que foi explicado nesta primeira e na segunda aula que é “Simbolismo: características, autores e obras”. Em seguida, o professor fez algumas pequenas e simples perguntas sobre o que estudaram do parnasiano e após isso, começou explicando sobre o simbolismo por meio de um poema antífona de Cruz e Souza (Ver anexo 01), e Chamou a atenção dos alunos ao que tece as características fundamentais do simbolismo, a linguagem capaz de sugerir a realidade sem o compromisso de retratá-la fidedignamente, o uso de imagens e metáforas, foco na percepção subjetiva, recursos formais que imprimem a musicalidade (assonâncias e aliterações), uso de símbolos e ainda, o professor passou o conteúdo no quadro para que os alunos passassem para os seus cadernos (ver anexo 2) e também fez algumas perguntas para eles testando o desempenho dos mesmos em sala de aula.
           
Segunda aula: 16/10/2014
O professor deu continuidade a respeito do tema, e agrupou a turma em pequenos grupos propondo uma pesquisa sobre o simbolismo e, em seguida levou-os à sala de informática para efetuar a referida pesquisa com as seguintes propostas:
Quais os marcos do simbolismo na Europa e no Brasil? A que movimento o simbolismo se opôs e porque,? Pesquise sobre a vida e a obra de Cruz e Souza e Eugênio de Castro, selecione um poema de cada autor em que estejam presentes as características sonoras, como assonâncias e aliterações, e a musicalidade para na aula seguinte ler em sala. Dadas essas questões, o professor providenciou cópias para os demais grupos dos poemas escolhidos.

Terceira aula: 22/10/2014
Nessa terceira aula, os alunos apresentaram a pesquisa e a leitura dos poemas em sala. Para cada poema, o professor chamou a atenção sobre as características formais, as temáticas e as imagens que os poemas evocam.

Quarta aula: 22/10/2014
Nesta aula, o professor passou para cada aluno, um papel onde consta um poema e as respectivas questões de todo conteúdo dado em sala de aula (ver anexo 4). Exercita a memória e a ortografia. O professor estagiário conversou com a professora da sala para saber quanto valia a atividade avaliativa na nota final deles para que eles não façam apenas por fazer. É apenas uma maneira de fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que sabem sobre o estudo dos trovadores no seu todo.


 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Estágio Obrigatório traça caminho para atingir o profissionalismo. É o momento de treinamento e chamar responsabilidade dos nossos atos como pessoas e como iniciantes de uma carreira profissional transformando teoria em prática. Foram no total 10 estágios em disciplinas diferentes durante o curso e, pôde perceber que na vida devemos nos entregar com amor e dedicação naquilo que queremos. Assim sendo, tendo dado estes três grandes passos de observação,  co-participação e da Regência, me considero já alguém capaz de poder ajudar o país na formação de novos quadros que possam vir dignificar o nome do mesmo.



4. REFERÊNCIAS
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.









5. ANEXOS

1. Registro de Identificação do acadêmico estagiário e do campo de estágio.
2. Informação sobre a Turma e a Escola.
3. Registro de atividades de Observação e Entrevista.
4. Registro de atividades de Interação.
5. Registro de atividades de Orientação/Supervisão.
6. Plano de atividades do Estágio.
7. Autorização da Escola para realização do estágio.
8. Autorização da COE para início de Estágio Obrigatório
9. Horário da Regência.
10. Plano de aula da Regência.
11. Registro de atividade da Regência.
12. Avaliação Parcial e Avaliação Final do Professor Supervisor.





[1]B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.

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