quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PLANO DE AULAS DE LITERATURAS III

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS

PLANO DE AULA
I) IDENTIFICAÇÃO
     ESCOLA: Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira
DISCIPLINA: Literaturas de Língua Portuguesa
CURSO: 1º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50 minutos cada)
DATA: 13/05 e 14/05 HORÁRIO: 18:00 às 22:00 horas
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR: Dilma Maria de Sousa Moraes
PROFESSORA ORIENTADORA: Juliana Oliveira De Santana Novais
                                                     

II) OBJETIVOS
- Adquirir conhecimento sobre o contexto histórico do trovadorismo;
- Conhecer a origem, o percurso histórico do trovadorismo e o seu contexto cultural;
- Prestar atenção, contribuir com os conhecimentos prévios sobre o conteúdo que está sendo desenvolvido.
- Ampliar a competência leitura e escrita, a partir da análise de  textos, imagens que evidenciam a produção literária do trovadorismo;
- Interpretar e compreender ;
- Identificar as partes que compõem o corpo de um texto trovadorismo e das suas cantigas;
- Realizar as atividades propostas pelo professor.

III) CONTEÚDOS
Trovadorismo
. Gênese histórica e contexto cultural.
. Princípios estéticos norteadores.
. Autores e obras.


IV) PROCEDIMENTOS

- Apresentação do professor;
- Distribuir o material didático aos alunos;
- A introdução ao conteúdo por meio de uma folha explicativa e explicações orais;
- Fazer a leitura e análise das “cantiga” partindo de (Cantiga de amigo  , Cantigas de amigo, catingas de escárnio e das catingas do maldizer junto com os seus respectivos autores);
- Explicar o momento historico do trovadorismo;
- Atividades:
 - Encerramento da aula.
Primeira aula: 13/05/2014

A aula será iniciada com os cumprimentos, e será apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é “Trovadorismo: gênese histórica e contexto cultural, princípios estéticos norteadores, autores e obras”. Em seguida, o professor fará algumas pequenas e simples perguntas sobre as catingas despertando no aluno o interesse pela aula e, explicará o conteúdo por meio do conteúdo origem, características, tipos de catingas (Ver anexo 01), e por meio dessa explicação, o professor passará o conteúdo no quadro para que os alunos passem nos seus cadernos. O professor seguirá explicando detalhadamente o que são trovadores por meio das catingas de amor, catingas de amigo, catingas de escárnio e catingas de maldizer (ver anexo 2) e também fará algumas perguntas pra eles testando o desempenho dos mesmos em sala de aula.
           
       Segunda aula: 13/05/2014                               

O professor dará continuidade a respeito do tema, explicará a turma que nesta aula faremos a leitura das quatro catingas juntos e, distinguiremos uma da outra por meio das características estudadas já na aula anterior. O professor explicará aos alunos que, nas catingas de amor o que predomina nas canções é o eu - lírico masculino e, já nas catingas de amigo predomina o eu – lírico feminino e assim por diante.

      Terceira aula: 14/05/2014

O professor fará uma breve e rápida revisão sobre todo conteúdo estudado nas duas aulas e, distribuíra algumas imagens aos alunos e, por meio delas, buscará fazer entender como eram representadas as catingas, ou seja, os trovadores na época (ver anexo 3). Fará algumas perguntas sobre as imagens perguntando o que cada uma representa e por que, em seguida, vai explicar que depois do intervalo farão uma atividade avaliativa que constitui uma parte da nota do bimestre.

Quarta aula: 14/05/2014

Nesta aula, o professor vai passar para cada aluno, um papel onde consta uma canção e as respectivas questões de todo conteúdo dado em sala de aula (ver anexo 4). Exercita a memória e a ortografia. O professor estagiário irá conversar com a professora da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles para que eles não façam apenas por fazer. É apenas uma maneira de fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que sabem sobre o estudo dos trovadores no seu todo.







V) RECURSOS
 Quadro, giz, fotocópias, data show.



VI) AVALIAÇÃO

 - A atividade avaliativa será aplicada na ultima aula para comprovar o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto, ou seja, a matéria dada em sala de aula.       




VI) REFERÊNCIAS
Português: novas palavras: literatura, gramática, redação/ Emilia Amaral ... [et la.]. – São Paulo: FTD, 2000.

Acesso em 05/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário