UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO
SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS
PLANO DE AULA
I) IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Escola Estadual Orcírio
Thiago de Oliveira
DISCIPLINA:
Literaturas de Língua Portuguesa
CURSO: 1º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50
minutos cada)
DATA: 13/05 e 14/05 HORÁRIO:
18:00 às 22:00 horas
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto
Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Dilma Maria de Sousa Moraes
PROFESSORA ORIENTADORA:
Juliana Oliveira De Santana Novais
|
II) OBJETIVOS
- Adquirir conhecimento sobre o
contexto histórico do trovadorismo;
-
Conhecer a origem, o percurso histórico do trovadorismo e o seu contexto
cultural;
- Prestar atenção, contribuir com os conhecimentos prévios
sobre o conteúdo que está sendo desenvolvido.
-
Ampliar a competência leitura e escrita, a partir da análise de textos, imagens que evidenciam a produção
literária do trovadorismo;
-
Interpretar e compreender ;
-
Identificar as partes que compõem o corpo de um texto trovadorismo e das suas
cantigas;
- Realizar as
atividades propostas pelo professor.
|
III) CONTEÚDOS
Trovadorismo
. Gênese histórica e contexto
cultural.
. Princípios estéticos norteadores.
. Autores e obras.
|
IV) PROCEDIMENTOS
- Apresentação do professor;
- Distribuir o material didático aos
alunos;
- A introdução ao conteúdo por meio
de uma folha explicativa e explicações orais;
- Fazer
a leitura e análise das “cantiga” partindo de (Cantiga de amigo , Cantigas de amigo, catingas de
escárnio e das catingas do maldizer junto com os seus respectivos autores);
- Explicar o momento historico do
trovadorismo;
- Atividades:
- Encerramento da aula.
Primeira aula: 13/05/2014
A aula será iniciada com os cumprimentos, e será
apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é
“Trovadorismo: gênese histórica e contexto cultural, princípios estéticos
norteadores, autores e obras”. Em seguida, o professor fará algumas pequenas
e simples perguntas sobre as catingas despertando no aluno o interesse pela
aula e, explicará o conteúdo por meio do conteúdo origem, características,
tipos de catingas (Ver anexo 01), e por meio dessa explicação, o professor
passará o conteúdo no quadro para que os alunos passem nos seus cadernos. O
professor seguirá explicando detalhadamente o que são trovadores por meio das
catingas de amor, catingas de amigo, catingas de escárnio e catingas de
maldizer (ver anexo 2) e também fará algumas perguntas pra eles testando o
desempenho dos mesmos em sala de aula.
Segunda aula: 13/05/2014
O professor dará continuidade a respeito do tema,
explicará a turma que nesta aula faremos a leitura das quatro catingas juntos
e, distinguiremos uma da outra por meio das características estudadas já na
aula anterior. O professor explicará aos alunos que, nas catingas de amor o
que predomina nas canções é o eu - lírico masculino e, já nas catingas de
amigo predomina o eu – lírico feminino e assim por diante.
Terceira aula: 14/05/2014
O professor fará uma breve e rápida revisão sobre
todo conteúdo estudado nas duas aulas e, distribuíra algumas imagens aos
alunos e, por meio delas, buscará fazer entender como eram representadas as
catingas, ou seja, os trovadores na época (ver anexo 3). Fará algumas
perguntas sobre as imagens perguntando o que cada uma representa e por que,
em seguida, vai explicar que depois do intervalo farão uma atividade
avaliativa que constitui uma parte da nota do bimestre.
Quarta aula: 14/05/2014
Nesta aula, o professor
vai passar para cada aluno, um papel onde consta uma canção e as respectivas
questões de todo conteúdo dado em sala de aula (ver anexo 4). Exercita
a memória e a ortografia. O professor estagiário irá conversar com a
professora da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota
final deles para que eles não façam apenas por fazer. É apenas uma maneira de
fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que sabem sobre o estudo dos
trovadores no seu todo.
|
V)
RECURSOS
Quadro, giz, fotocópias, data show.
|
VI)
AVALIAÇÃO
- A atividade avaliativa será aplicada na ultima
aula para comprovar o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto, ou
seja, a matéria dada em sala de aula.
|
VI) REFERÊNCIAS
Disponível em: http://letrasliteratura-trovadorismo.blogspot.com.br/2012/05/plano-de-aula-serie-1-ano-ensino-medio.html
acesso em 05/05/2014.
Português: novas
palavras: literatura, gramática, redação/ Emilia Amaral ... [et la.]. – São
Paulo: FTD, 2000.
Acesso em 05/05/2014.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário