UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO
SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS
PLANO DE AULA
I)
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA:
Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CURSO: 1º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50 minutos cada)
DATA: 12/05 e 19/05 HORÁRIO: 18:00 às 22:00 horas
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR: Dilma Maria de Sousa Moraes
PROFESSORA ORIENTADORA: Edna Pagliri Brun
|
II)
OBJETIVOS
- Levar o aluno a conhecer alguns
textos de gênero narrativo;
-
Incentivar e desenvolver a leitura de contos, biografias, romances, etc.
-
Incentivar e desenvolver a criatividade de escrita por meio de produção de
gêneros narrativos;
-
Reconhecer o referido vocabulário em contextos reais de uso.
|
III) CONTEÚDOS
·
Leitura e elaboração de
textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade,
seus espaços de circulação e as suas características.
|
IV) PROCEDIMENTOS
- Apresentação do professor;
- A introdução ao conteúdo por meio de uma folha
explicativa e explicações orais;
- Atividades:
- Encerramento da aula.
|
Primeira aula: 12/05/2014
A aula será iniciada com os cumprimentos e será
apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é “Leitura e elaboração de textos de gêneros narrativos,
considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as
suas características”. Em seguida, vai se distribuir uma folha para cada
aluno contendo um texto com o caráter de uma narrativa (Ver anexo
01), e por meio desse texto, os alunos farão uma leitura individual e
silenciosa e posteriormente em voz alta. Seguindo, o professor fará a leitura
do mesmo texto com o intuito de despertar a atenção dos alunos a respeito das dificuldades
que eles obtiveram durante as duas leituras. Em seguida, o professor fará
algumas perguntas a respeito do texto e pedirá para que os alunos indiquem as
palavras que não entenderam. O professor seguirá explicando detalhadamente [EPB3] o que são narrativas por meio de um conteúdo
elaborado por ele (ver anexo 2) e também fará algumas perguntas, avaliando o
desempenho em sala de aula.
Segunda aula: 12/05/2014
O professor dará continuidade a respeito do tema,
explicará à turma que nesta aula faremos leitura de outro texto (ver anexo 3) e
posteriormente pedirá aos alunos para sentarem em trio e produzirem um texto
que tenha características da narrativa. Antes disso, iremos relembrar o que foi
dito na primeira aula e os alunos terão em mãos os textos discutidos para
poderem fazer tal produção, ou seja, elaboração de texto. Entretanto, o texto será
baseado sobre a copa do mundo de futebol 2014.uma história, uma biografia, [EPB4] . O professor dará um tempo para que os alunos
possam fazer os exercícios. Depois, pedirá que façam leitura dos seus textos
incentivando o gosto pela leitura.
Terceira aula: 19/05/2014
O professor fará uma breve e rápida revisão sobre
todo conteúdo estudado, ou seja, visto nas três aulas anteriores, e os alunos
farão uma atividade avaliativa onde
na qual, o professor vai pedir para
que eles elaborem um texto individualmente ver anexo
04). É apenas uma maneira de fazer com que eles demonstrem o que sabem sobre o
conteúdo “Leitura e elaboração de
textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade, seus
espaços de circulação e as suas características”. Exercita
a memória e a ortografia. O professor estagiário irá conversar com a professora
da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles
para que eles tenham uma motivação a mais para fazer a atividade.
Quarta aula: 19/05/2014
O professor trará as atividades dos alunos, já
corrigidas, e juntos farão a correção delas em sala de aula e, ao final, o
professor irá devolvê-las para alunos
V) RECURSOS
Quadro, giz, fotocópias, data
show.
|
VI)
AVALIAÇÃO
- A atividade avaliativa será aplicada na última
aula para comprovar o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto, ou
seja, o conteúdo pragmático da matéria.
|
Disponível:https://docs.google.com/document/d/1ubqbSliM1NXgGTJMLHkR6csbWyhRfbKSSf3dOvDp3yY/edit?pli=1,
acesso em 22/04/14;
Disponível em: http://linguaportuguesaagostinho.blogspot.com.br/2010/03/o-texto-narrativo-descritivo.html
22/04/2014/, acesso em 22/04/2014;
Disponivel em: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Textos-Descritivo-Narrativo-e/43216.html,
acesso em 22/04/2014;
Disponível em: http://lordgustavin5.files.wordpress.com/2009/08/7aserieg02-portugues-t.pdf,
acesso em 22/04/2014;
Disponível em: http://www.lpeu.com.br/q/7j06o ,
acesso em 22/04/2014;
Disponível em: -
See more at: http://profgraciele.blogspot.com.br/2010/08/producao-textual-texto-descritivo-e.html#sthash.NAr1xsJu.dpuf,
acesso em 22/04/2014
Português: novas palavras: literatura, gramática,
redação/Emília Amaral...[et al.]. – São Paulo: FTD, 2000.
|
[EPB1]Esse ponto não aparece no seus anexos...
R: quando me referi a
estrutura de uma texto narrativo ao descrever um espaço, lugar, pessoa em
fim...
[EPB2]Em que momento você abordará mecanismos linguísticos de
coerência?
R: ao explicar os textos escolhidos, depois das
referidas leituras, abordaremos como foi construído a estrutura do texto, o que
o autor usou...para que quando eles forem para produzir seus textos tenham em
conta essas particularidades que são muito importantes.
[EPB3]primeiramente, faça perguntas aos alunos, veja o que eles
já sabem e quais contribuições podem
trazer para a sua explicação. Peça exemplos de textos narrativos para
checar o que eles demonstrarem saber.
Ham ok professora.
[EPB4]Aqui, Alberto, é muito importante que o aluno saiba
claramente qual é o gênero de texto que irá produzir. Seria bom definir um, e
um que ele já conheça e saiba como fazê-lo, pois, de acordo com o plano que
elaborou, o tempo é curto. Caso seja um gênero que não conhecem, eles precisam
ler vários exemplares para se familiarizarem com as características do gênero
escolhido. É importante também que as condições de produção fiquem claras: qual
é o objetivo, o propósito comunicativo do texto? Quem será o leitor? Qual é o
estilo do texto - formal, informal? Por onde circula normalmente? Qual será o
tema tratado? Como é estruturado?
Se você deixar muito
aberto, eles terão dificuldade em escolher e decidir o que farão. Você perderá
muito tempo de aula e correrá o risco de eles não terminarem a atividade.
R: Sim professora já mudei.
[EPB5]o que você pesquisou/retirou desses sites? As referências
estão incompletas.
Quais textos / autores
teóricos de Linguística, de Teoria da
Literatura, de Literatura - você utilizou como base para fazer seu plano e para
estudar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário