quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA III

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS

PLANO DE AULA
I) IDENTIFICAÇÃO
     ESCOLA: Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CURSO: 1º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50 minutos cada)
DATA: 12/05 e 19/05 HORÁRIO: 18:00 às 22:00 horas
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR: Dilma Maria de Sousa Moraes
PROFESSORA ORIENTADORA: Edna Pagliri Brun
                                                     

II) OBJETIVOS
- Levar o aluno a conhecer alguns textos de gênero narrativo;
- Incentivar e desenvolver a leitura de contos, biografias, romances, etc.
- Incentivar e desenvolver a criatividade de escrita por meio de produção de gêneros narrativos;
- Reconhecer o referido vocabulário em contextos reais de uso.

III) CONTEÚDOS

·         Leitura e elaboração de textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as suas características.


IV) PROCEDIMENTOS

- Apresentação do professor;
- A introdução ao conteúdo por meio de uma folha explicativa e explicações orais;
- Atividades:
- Encerramento da aula.




           Primeira aula: 12/05/2014

A aula será iniciada com os cumprimentos e será apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é “Leitura e elaboração de textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as suas características”. Em seguida, vai se distribuir uma folha para cada aluno contendo um texto com o caráter de uma narrativa (Ver anexo 01), e por meio desse texto, os alunos farão uma leitura individual e silenciosa e posteriormente em voz alta. Seguindo, o professor fará a leitura do mesmo texto com o intuito de despertar a atenção dos alunos a respeito das dificuldades que eles obtiveram durante as duas leituras. Em seguida, o professor fará algumas perguntas a respeito do texto e pedirá para que os alunos indiquem as palavras que não entenderam. O professor seguirá explicando detalhadamente [EPB3] o que são narrativas por meio de um conteúdo elaborado por ele (ver anexo 2) e também fará algumas perguntas, avaliando o desempenho em sala de aula.
           
       Segunda aula: 12/05/2014

O professor dará continuidade a respeito do tema, explicará à turma que nesta aula faremos leitura de outro texto (ver anexo 3) e posteriormente pedirá aos alunos para sentarem em trio e produzirem um texto que tenha características da narrativa. Antes disso, iremos relembrar o que foi dito na primeira aula e os alunos terão em mãos os textos discutidos para poderem fazer tal produção, ou seja, elaboração de texto. Entretanto, o texto será baseado sobre a copa do mundo de futebol 2014.uma história, uma biografia, [EPB4] . O professor dará um tempo para que os alunos possam fazer os exercícios. Depois, pedirá que façam leitura dos seus textos incentivando o gosto pela leitura.

      Terceira aula: 19/05/2014

O professor fará uma breve e rápida revisão sobre todo conteúdo estudado, ou seja, visto nas três aulas anteriores, e os alunos farão uma atividade avaliativa onde na qual, o professor vai pedir para que eles elaborem um texto individualmente ver anexo 04). É apenas uma maneira de fazer com que eles demonstrem o que sabem sobre o conteúdo “Leitura e elaboração de textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as suas características”. Exercita a memória e a ortografia. O professor estagiário irá conversar com a professora da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles para que eles tenham uma motivação a mais para fazer a atividade.

Quarta aula: 19/05/2014

O professor trará as atividades dos alunos, já corrigidas, e juntos farão a correção delas em sala de aula e, ao final, o professor irá devolvê-las para alunos

V) RECURSOS
 Quadro, giz, fotocópias, data show.



VI) AVALIAÇÃO

 - A atividade avaliativa será aplicada na última aula para comprovar o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto, ou seja, o conteúdo pragmático da matéria.      








Disponível em: http://www.lpeu.com.br/q/7j06o , acesso em 22/04/2014;


Português: novas palavras: literatura, gramática, redação/Emília Amaral...[et al.]. – São Paulo: FTD, 2000.















 [EPB1]Esse ponto não aparece no seus anexos...

R: quando me referi a estrutura de uma texto narrativo ao descrever um espaço, lugar, pessoa em fim...
 [EPB2]Em que momento você abordará mecanismos linguísticos de coerência?

R:  ao explicar os textos escolhidos, depois das referidas leituras, abordaremos como foi construído a estrutura do texto, o que o autor usou...para que quando eles forem para produzir seus textos tenham em conta essas particularidades que são muito importantes.
 [EPB3]primeiramente, faça perguntas aos alunos, veja o que eles já sabem e quais contribuições podem  trazer para a sua explicação. Peça exemplos de textos narrativos para checar o que eles demonstrarem saber.

Ham ok professora.
 [EPB4]Aqui, Alberto, é muito importante que o aluno saiba claramente qual é o gênero de texto que irá produzir. Seria bom definir um, e um que ele já conheça e saiba como fazê-lo, pois, de acordo com o plano que elaborou, o tempo é curto. Caso seja um gênero que não conhecem, eles precisam ler vários exemplares para se familiarizarem com as características do gênero escolhido. É importante também que as condições de produção fiquem claras: qual é o objetivo, o propósito comunicativo do texto? Quem será o leitor? Qual é o estilo do texto - formal, informal? Por onde circula normalmente? Qual será o tema tratado? Como é estruturado?
Se você deixar muito aberto, eles terão dificuldade em escolher e decidir o que farão. Você perderá muito tempo de aula e correrá o risco de eles não terminarem a atividade.

R: Sim professora já mudei.
 [EPB5]o que você pesquisou/retirou desses sites? As referências estão incompletas.

Quais textos / autores teóricos  de Linguística, de Teoria da Literatura, de Literatura - você utilizou como base para fazer seu plano e para estudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário