
CENTRO
DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO
DE LETRAS
ALBERTO
CHISSINGUI SARA SILVA
RELATÓRIO
FINAL DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IV DE LÍNGUA PORTUGUESA
Relatório
final elaborado para fim avaliativo da disciplina de Estágio Obrigatório IV de
Língua Portuguesa sob a orientação da Professora Edna Pagliri Brun.
CAMPO GRANDE – MS


Em
primeiro lugar, agradeço a Deus todo poderoso que tem me cuidado dia e noite e
me proporcionando saúde e força de vontade para superar os obstáculos. Em
seguida, os meus votos de agradecimentos vão à direção da escola E.E. Orcírio
Thiago de Oliveira que disponibilizou um espaço afim de que realizasse minhas
atividades estagiarias.
Agradeço
em particular ao Diretor Kássio Pereira Cavalcante pela sua generosidade, e à Professora
da disciplina de Língua Portuguesa que me acompanhou desde o primeiro contato
que tive com a sala, nas observações das aulas, pela paciência e flexibilidade
ao ceder-me a sala de aula para poder observar suas aulas e também me
disponibilizar momento para fazer a com - participação nas suas atividades e a
regência.
Agradeço
à professora Edna Pagliri Brun, por lhe ter como minha orientadora do estágio
nessa disciplina e pelo acompanhamento e eficiência durante o período todo. Finalmente
os meus agradecimentos vão para os meus filhos junto a minha esposa que têm me
dado minha força para que consiga terminar o curso e voltar para lá (Angola) e
ficar ao lado deles. São dirigidos também meus agradecimentos aos meus colegas aqueles
que, direta ou indiretamente, deram-me apoio moral para que esse fato se
concretizasse.

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................4
1.1. Fundamentação
Teória.....................................................................5
1.2. Desenvolvimento….…………..….…………....…..……...……….........5
1.3 Objetivo..............................................................................................6
1.4 Justificativa/Caracterização.............................…………..…………….6
2. REGÊNCIA......................................................................................................8
3.
CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................10
4.
REFERÊNCIAS ............................................................................................11
5.
ANEXOS........................................................................................................12
1 – INTRODUÇÃO
Este relatório integra todas as atividades finais
desenvolvidas na disciplina de Estágio Obrigatório IV em Língua Portuguesa, do 8º
semestre do curso de Letras, em habilitação Português/Espanhol da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul, Campus UFMS de Campo Grande/MS.
O
Estágio Obrigatório constitui um momento importante na vida de um estudante que
almeja dedicar-se profissionalmente na área da sua formação. Esse é o momento
que permite colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo da formação. É
um período de avaliação pessoal, de prática e de aprendizagem. O estágio prepara
o acadêmico para uma vida profissional e, exige comprometimento e
responsabilidade. Por meio dele adquirimos experiência que nos capacita e
conscientiza sobre o que ensinar e, para que ensinar.
As
atividades realizadas na disciplina Estágio Obrigatório IV de Língua Portuguesa
que compreenderam o período de 25 de Agosto à 29 de Outubro de 2014. Tais
atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira,
sob supervisão da professora Dilma Maria de Souza Moraes e com Orientação da
professora Edna Pagliar Brun o período das observações que foram feitas no 2º e
3º Ano.
No
dia 28 de agosto, observei o 3º C, onde o professor aplicou o seguinte tema: “concordância
nominal” e, os alunos participaram ativamente até porque me pareceu que eles já
tinham o domínio do conteúdo. No dia 01 de setembro, observei no 2º ano e o
professor aplicou o conteúdo que dava sequencia com o ensino de gramática e
falou sobre “classes gramaticais: preposições e conjunções” a participação foi
a mesma com da outra aula.
No
dia 10 de setembro tive duas observações, uma de língua portuguesa e outra de
matemática. Na disciplina de matemática percebi algo muito diferente, pôde
notar que os alunos são mais participativos talvez por ser uma disciplinas
exata. Já no dia 17 do mesmo mês observei no 3º ano cujo conteúdo foi
“exercícios sobre períodos simples e compostos matéria dada na aula anterior”.
O que me chamou atenção é a maneira que os alunos participaram e conseguiram
acertar todos os exercícios.
Já
nos dias 24 de setembro e 01 de outubro, observei na mesma sala 3º ano na mesma
disciplina, só que o professor aplicou duas metodologias diferentes. No
primeiro dia, trabalhou com a gramática e no segundo com a interpretação de um
texto e, é claro que a segunda aula teve mais produtividade porque os alunos
participaram todos.
Na co-participação: foram duas aulas seguidas,
isso, nos dias 06 e 08 de outubro, primeiramente é que os alunos na sala
sentindo a presença de outro professor no caso o estagiário queriam sempre
perguntar algo além mas, nessa fase, o professor apenas, pediu para que
perguntassem para mim toda dúvida que aparecesse. Falou sobre o conto da
Clarice “o primeiro beijo” e aplicou algumas atividades e pediu pra ajudar agrupar
a sala e organizar as atividades.
1.1.
DESENVOLVIMENTO
Uma
das maiores razões de colocar em ação os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNS), consiste no âmbito de trabalhar com métodos e técnicas no crescimento
da qualidade do ensino da educação brasileira.
1.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A
elaboração do documento não oferece apenas o produto de simples reflexão acerca
do ensino, mas vai muito além do que se imaginam como nas relações sociais,
culturais, materiais, em fim. Vejamos na citação abaixo uns dos objetivos
fundamentais dos PCNs no ensino fundamental e médio.
Conhecer características
fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio
para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o
sentimento de pertinência ao País.
Conhecer
e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como
aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.[1]
Isso
mostra que um professor de Literaturas de Língua Portuguesa deve levar em
consideração contexto situacional dos alunos e entender as diferentes relações
culturais a fim de facilitar o processo de instrução. Por outro lado, a
competência e o desempenho do professor na língua em questão determinam a
aprendizagem de seus educando. Ao aprendiz é de fundamental importância entender
as diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia. Trabalhar
nas suas aulas com múltiplos recursos didáticos – pedagógicos para estimular
uma aprendizagem melhor.
1.3. OBJETIVO
O
objetivo do Estágio Obrigatório III em Língua Portuguesa foi de estabelecer
relações entre as abordagens teóricas acerca do ensino de Língua Portuguesa e a
prática de ensino proporcionando assim, uma análise reflexiva da realidade
escolar.
1.4 JUSTIFICATIVA/CARACTERIZAÇÃO
Durante
o período do estágio, é dada ao acadêmico a oportunidade de estabelecer um
casamento com a escola, que lhe oferece o entendimento de maneira satisfatória,
tanto no seu funcionamento, quanto nos trabalhos administrativos da escola, ou
seja, com alunos, professores e funcionários em geral. Digamos que é um período
muito curto para absorver conhecimento.
A
E.E. Orcírio Thiago de Oliveira está localizada no bairro Villa Progresso, Rua
Senador Ponce- na cidade de Campo Grande do Estado de Mato grosso do Sul,
MS/CEP: 79004570, Tel. (67)33145632 num bairro de classe baixa. A escola é liderada
pelo diretor Kássio Pereira Cavalcante e pela coordenadora Adriana Saab.
O
prédio possui um primeiro andar separado de algumas salas em baixo e outras em
cima. As de baixo são frequentadas pelos alunos menores e as de cima pelos
adultos. Possui também um prédio que oferece o atendimento do lanche aos alunos
e, outro prédio responsável pelo atendimento de todas as atividades
administrativas da escola. Portanto é constituído da seguinte maneira:
Uma
sala de professores com mesa, cadeiras,TV, gavetas,sofás;recursos
didático-pedagógicos: data show, notebooks, computadores, equipamentos sonoros,
multimídia, maquina digital, filmadora, quadro, canetas, apagador, livros,
impressoras, bolas para esportes,biblioteca, sala de informática;secretaria
geral,sala do Diretor e da Vice Diretora; sala da supervisora pedagógica;
banheiros masculinos e femininos etc.
As
turmas estão compostas por 35 alunos, no entanto, a turrma do 1º ano D onde
foram desenvolvidas as atividades de observação, interação, regência, etc.,
comporta 32 alunos, sendo 14 masculinos e 18 femininos na faixa etária de 15-35
anos de idade.
A
cozinha da escola é bem grande e com um equipamento extremamente moderno,
possui um fogão industrial de seis bocas, um fogão comum de duas bocas, três freezers
horizontais, uma mesa, quatro panelas, um caldeirão grande, quatro panelas de
pressão, um liquidificador industrial, um liquidificador comum, quatro garrafas
térmicas, quatrocentos pratos plásticos e cinquenta pratos de louça, quinhentas
e cinquenta colheres, quarenta garfos, trinta e seis facas e quinhentas
canecas.
A
escola possui dois banheiros mais ou menos organizados, sendo um para os alunos
divididos em, um para as meninas e um para os rapazes e um para os professores.
A secretária é bem estruturada e possui dois computadores, 10 mesas ocupados
com alguns bens da escola, uma impressora, um bebedouro, três ventiladores, um
relógio, vários armários e um extintor.
A
biblioteca é mais ou menos grande que corresponde com o espaçamento da escola,
tem dois computadores, três prateleiras para os livros didáticos da escola,
quatro ventiladores, quatro armários, um relógio, duas mesas grandes de apoio
para os alunos.
O
pátio e a ária verde da escola são tão grandes com flores, jardim, um bebedouro
industrial bem organizado, um lavatório bem artilhado que cabe mais de dez
alunos de cada vez, uma ária para o estacionamento tanto de carros quanto de
motos, um anfiteatro para vários fins, um pátio para palestras e outras
finalidades.
A
sala de informática é bem grande com ar e 12 computadores, 9 funcionando em
condições e 3 danificados, 14 mesas para computadores, 24 cadeiras, um armário
de aço, um relógio, dois armários, uma impressora, um quadro e um extintor. Os
recursos didáticos – pedagógicos que a escola possui são: data show, telas,
rádios, TV, computadores, dicionários, e outros.
2.
FASE DE REGÊNCIA (13/05 E 14/05/2014)
Foi uma fase um pouco dura
porque os alunos tiveram experiência de dois professores diferentes. O conteúdo
que me foi dado para a regência foi Leitura
e elaboração de textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua
finalidade, seus espaços de circulação e as suas características. Constatei essa
etapa muito dura porque notei que os alunos na sua maioria não têm o donimio de
gramática e, é óbvio que para tratar desse tema exige um donimo total de
gramática.
Durante
as fases anteriores do estágio, constatou-se que a professora trabalha muito
mais com a leitura e interpretação de texto. O plano da regência foi elaborado
metodologicamente da seguinte forma:
Primeira
aula: 12/05/2014
A
aula foi iniciada com os cumprimentos, e foi apresentado o conteúdo que foi
explicado na aula do dia e aqui foi da segunda aula que é “Leitura e elaboração de textos de gêneros narrativos,
considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as
suas características”. Em seguida, foi distribuido uma folha para
cada aluno contendo um texto com o caráter de uma narrativa – descritiva (Ver
anexo 01), e por meio desse texto, os alunos fizeram uma leitura individual e
silenciosa e posteriormente em voz alta. Seguindo, o professor fez a leitura do
mesmo texto com o intuito de despertar a atenção dos alunos das dificuldades
que eles obtiveram durante as duas leituras. Em seguida, o professor fez
algumas perguntas a respeito do texto, e pediu para que os alunos escolhessem
palavras de difícil entendimento. O professor seguiu explicando detalhadamente
o que são narrativas – descritivas por meio de um conteúdo elaborado por ele
(ver anexo 2) e também fez algumas perguntas pra eles, testando o desempenho
dos mesmos em sala de aula.
Segunda
aula:12/05/2014
O
professor deu continuidade a respeito do tema explicou a turma que nesta aula
faremos leitura de outro texto (ver anexo 3) e posteriormente pediu aos alunos
para que sentassem em trio e produzirem um texto que tenha características da
narrativa – descritiva através do mundo deles. Antes
disso, fez relembrar o que foi dito na primeira aula e os alunos tinha em mãos
os textos discutidos para poderem fazer tal produção, ou seja, elaboração de
texto. Entretanto, o texto é de caráter livre do grupo que pode ser uma
historia uma biografia, entre outros. O professor deu um tempo para que os
alunos fizessem tal atividade. Depois, pediu que os alunos fizessem leitura dos
seus textos incentivando o gosto pela leitura.
Terceira
aula: 19/05/2014
O
professor fez uma breve e rápida revisão sobre todo conteúdo estudado, ou seja,
visto nas três aulas anteriores e os alunos fizeram uma atividade avaliativa onde
o professor pediu para que eles elaborem um texto, ou seja, produzam o mesmo
individualmente (ver anexo 04). É apenas uma maneira de fazer com que eles
coloquem no papel tudo aquilo que sabem sobre o estudo de Leitura e elaboração de textos de
gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços
de circulação e as suas características. Exercita
a memória e a ortografia. O professor estagiário conversou com a professora da
sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles
para que eles não façam apenas por fazer.
Quarta aula:19/05/2014
O
professor entregou as atividades dos alunos já corrigidos e juntos fizeram a
correção em sala de aula das mesmas e, sendo assim, o professor vai devolver as
atividades para os alunos.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Digamos
que o Estágio Obrigatório traça caminho para atingir o profissionalismo. É o
momento de treinamento e chamar responsabilidade dos nossos atos como pessoas e
como iniciantes de uma carreira profissional transformando teoria em prática. Assim
sendo, tendo dado estes três grandes passos de observação, co-participação e da
Regência, me considero já alguém capaz de poder ajudar o país na formação de
novos quadros que possam vir dignificar o nome do mesmo.
4. REFERÊNCIAS
B823p
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.
Disponível:https://docs.google.com/document/d/1ubqbSliM1NXgGTJMLHkR6csbWyhRfbKSSf3dOvDp3yY/edit?pli=1,
acesso em 22/04/14;
Disponível
em: http://linguaportuguesaagostinho.blogspot.com.br/2010/03/o-texto-narrativo-descritivo.html
22/04/2014/, acesso em 22/04/2014;
Disponivelem:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Caracter%C3%ADsticas-De-Textos-Descritivo-Narrativo-e/43216.html,
acesso em 22/04/2014.
Disponível
em: http://lordgustavin5.files.wordpress.com/2009/08/7aserieg02-portugues-t.pdf,
acesso em 22/04/2014;
Disponívelem:-Seemoreat:
http://profgraciele.blogspot.com.br/2010/08/producao-textual-texto-descritivo-e.html#sthash.NAr1xsJu.dpuf,
acesso em 22/04/2014
5. ANEXOS
1. Registro de Identificação
do acadêmico estagiário e do campo de estágio.
2. Informação sobre a Turma
e a Escola.
3. Registro de atividades de
Observação e Entrevista.
4. Registro de atividades de
Interação.
5. Registro de atividades de
Orientação/Supervisão.
6. Plano de atividades do
Estágio.
7. Autorização da Escola
para realização do estágio.
8. Autorização da COE para
início de Estágio Obrigatório
9. Horário da Regência.
10. Plano de aula da
Regência.
11. Registro de atividade da
Regência.
12. Avaliação Parcial e
Avaliação Final do Professor Supervisor.
[1]B823p Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.
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