quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA IV

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE LETRAS

ALBERTO CHISSINGUI SARA SILVA

RELATÓRIO FINAL DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IV DE  LÍNGUA PORTUGUESA




Relatório final elaborado para fim avaliativo da disciplina de Estágio Obrigatório IV de Língua Portuguesa sob a orientação da Professora Edna Pagliri Brun.







CAMPO GRANDE – MS
DEZEMBRO/2014




AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar, agradeço a Deus todo poderoso que tem me cuidado dia e noite e me proporcionando saúde e força de vontade para superar os obstáculos. Em seguida, os meus votos de agradecimentos vão à direção da escola E.E. Orcírio Thiago de Oliveira que disponibilizou um espaço afim de que realizasse minhas atividades estagiarias.
Agradeço em particular ao Diretor Kássio Pereira Cavalcante pela sua generosidade, e à Professora da disciplina de Língua Portuguesa que me acompanhou desde o primeiro contato que tive com a sala, nas observações das aulas, pela paciência e flexibilidade ao ceder-me a sala de aula para poder observar suas aulas e também me disponibilizar momento para fazer a com - participação nas suas atividades e a regência.
Agradeço à professora Edna Pagliri Brun, por lhe ter como minha orientadora do estágio nessa disciplina e pelo acompanhamento e eficiência durante o período todo. Finalmente os meus agradecimentos vão para os meus filhos junto a minha esposa que têm me dado minha força para que consiga terminar o curso e voltar para lá (Angola) e ficar ao lado deles. São dirigidos também meus agradecimentos aos meus colegas aqueles que, direta ou indiretamente, deram-me apoio moral para que esse fato se concretizasse.





SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................4
            1.1. Fundamentação Teória.....................................................................5
           1.2. Desenvolvimento….…………..….…………....…..……...……….........5
           1.3  Objetivo..............................................................................................6
          1.4  Justificativa/Caracterização.............................…………..…………….6
2. REGÊNCIA......................................................................................................8
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................10
4. REFERÊNCIAS ............................................................................................11
5. ANEXOS........................................................................................................12












1 – INTRODUÇÃO
 Este relatório integra todas as atividades finais desenvolvidas na disciplina de Estágio Obrigatório IV em Língua Portuguesa, do 8º semestre do curso de Letras, em habilitação Português/Espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus UFMS de Campo Grande/MS.
O Estágio Obrigatório constitui um momento importante na vida de um estudante que almeja dedicar-se profissionalmente na área da sua formação. Esse é o momento que permite colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo da formação. É um período de avaliação pessoal, de prática e de aprendizagem. O estágio prepara o acadêmico para uma vida profissional e, exige comprometimento e responsabilidade. Por meio dele adquirimos experiência que nos capacita e conscientiza sobre o que ensinar e, para que ensinar.
As atividades realizadas na disciplina Estágio Obrigatório IV de Língua Portuguesa que compreenderam o período de 25 de Agosto à 29 de Outubro de 2014. Tais atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, sob supervisão da professora Dilma Maria de Souza Moraes e com Orientação da professora Edna Pagliar Brun o período das observações que foram feitas no 2º e 3º Ano.
No dia 28 de agosto, observei o 3º C, onde o professor aplicou o seguinte tema: “concordância nominal” e, os alunos participaram ativamente até porque me pareceu que eles já tinham o domínio do conteúdo. No dia 01 de setembro, observei no 2º ano e o professor aplicou o conteúdo que dava sequencia com o ensino de gramática e falou sobre “classes gramaticais: preposições e conjunções” a participação foi a mesma com da outra aula.
No dia 10 de setembro tive duas observações, uma de língua portuguesa e outra de matemática. Na disciplina de matemática percebi algo muito diferente, pôde notar que os alunos são mais participativos talvez por ser uma disciplinas exata. Já no dia 17 do mesmo mês observei no 3º ano cujo conteúdo foi “exercícios sobre períodos simples e compostos matéria dada na aula anterior”. O que me chamou atenção é a maneira que os alunos participaram e conseguiram acertar todos os exercícios.
Já nos dias 24 de setembro e 01 de outubro, observei na mesma sala 3º ano na mesma disciplina, só que o professor aplicou duas metodologias diferentes. No primeiro dia, trabalhou com a gramática e no segundo com a interpretação de um texto e, é claro que a segunda aula teve mais produtividade porque os alunos participaram todos.
 Na co-participação: foram duas aulas seguidas, isso, nos dias 06 e 08 de outubro, primeiramente é que os alunos na sala sentindo a presença de outro professor no caso o estagiário queriam sempre perguntar algo além mas, nessa fase, o professor apenas, pediu para que perguntassem para mim toda dúvida que aparecesse. Falou sobre o conto da Clarice “o primeiro beijo” e aplicou algumas atividades e pediu pra ajudar agrupar a sala e organizar as atividades.
1.1. DESENVOLVIMENTO
Uma das maiores razões de colocar em ação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS), consiste no âmbito de trabalhar com métodos e técnicas no crescimento da qualidade do ensino da educação brasileira.
1.2  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A elaboração do documento não oferece apenas o produto de simples reflexão acerca do ensino, mas vai muito além do que se imaginam como nas relações sociais, culturais, materiais, em fim. Vejamos na citação abaixo uns dos objetivos fundamentais dos PCNs no ensino fundamental e médio. 
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.[1]


Isso mostra que um professor de Literaturas de Língua Portuguesa deve levar em consideração contexto situacional dos alunos e entender as diferentes relações culturais a fim de facilitar o processo de instrução. Por outro lado, a competência e o desempenho do professor na língua em questão determinam a aprendizagem de seus educando. Ao aprendiz é de fundamental importância entender as diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia. Trabalhar nas suas aulas com múltiplos recursos didáticos – pedagógicos para estimular uma aprendizagem melhor.
1.3. OBJETIVO
O objetivo do Estágio Obrigatório III em Língua Portuguesa foi de estabelecer relações entre as abordagens teóricas acerca do ensino de Língua Portuguesa e a prática de ensino proporcionando assim, uma análise reflexiva da realidade escolar.
1.4 JUSTIFICATIVA/CARACTERIZAÇÃO
Durante o período do estágio, é dada ao acadêmico a oportunidade de estabelecer um casamento com a escola, que lhe oferece o entendimento de maneira satisfatória, tanto no seu funcionamento, quanto nos trabalhos administrativos da escola, ou seja, com alunos, professores e funcionários em geral. Digamos que é um período muito curto para absorver conhecimento.
A E.E. Orcírio Thiago de Oliveira está localizada no bairro Villa Progresso, Rua Senador Ponce- na cidade de Campo Grande do Estado de Mato grosso do Sul, MS/CEP: 79004570, Tel. (67)33145632 num bairro de classe baixa. A escola é liderada pelo diretor Kássio Pereira Cavalcante e pela coordenadora Adriana Saab.
O prédio possui um primeiro andar separado de algumas salas em baixo e outras em cima. As de baixo são frequentadas pelos alunos menores e as de cima pelos adultos. Possui também um prédio que oferece o atendimento do lanche aos alunos e, outro prédio responsável pelo atendimento de todas as atividades administrativas da escola. Portanto é constituído da seguinte maneira:
Uma sala de professores com mesa, cadeiras,TV, gavetas,sofás;recursos didático-pedagógicos: data show, notebooks, computadores, equipamentos sonoros, multimídia, maquina digital, filmadora, quadro, canetas, apagador, livros, impressoras, bolas para esportes,biblioteca, sala de informática;secretaria geral,sala do Diretor e da Vice Diretora; sala da supervisora pedagógica; banheiros masculinos e femininos etc.
As turmas estão compostas por 35 alunos, no entanto, a turrma do 1º ano D onde foram desenvolvidas as atividades de observação, interação, regência, etc., comporta 32 alunos, sendo 14 masculinos e 18 femininos na faixa etária de 15-35 anos de idade.
A cozinha da escola é bem grande e com um equipamento extremamente moderno, possui um fogão industrial de seis bocas, um fogão comum de duas bocas, três freezers horizontais, uma mesa, quatro panelas, um caldeirão grande, quatro panelas de pressão, um liquidificador industrial, um liquidificador comum, quatro garrafas térmicas, quatrocentos pratos plásticos e cinquenta pratos de louça, quinhentas e cinquenta colheres, quarenta garfos, trinta e seis facas e quinhentas canecas.
A escola possui dois banheiros mais ou menos organizados, sendo um para os alunos divididos em, um para as meninas e um para os rapazes e um para os professores. A secretária é bem estruturada e possui dois computadores, 10 mesas ocupados com alguns bens da escola, uma impressora, um bebedouro, três ventiladores, um relógio, vários armários e um extintor.
A biblioteca é mais ou menos grande que corresponde com o espaçamento da escola, tem dois computadores, três prateleiras para os livros didáticos da escola, quatro ventiladores, quatro armários, um relógio, duas mesas grandes de apoio para os alunos.
O pátio e a ária verde da escola são tão grandes com flores, jardim, um bebedouro industrial bem organizado, um lavatório bem artilhado que cabe mais de dez alunos de cada vez, uma ária para o estacionamento tanto de carros quanto de motos, um anfiteatro para vários fins, um pátio para palestras e outras finalidades.
A sala de informática é bem grande com ar e 12 computadores, 9 funcionando em condições e 3 danificados, 14 mesas para computadores, 24 cadeiras, um armário de aço, um relógio, dois armários, uma impressora, um quadro e um extintor. Os recursos didáticos – pedagógicos que a escola possui são: data show, telas, rádios, TV, computadores, dicionários, e outros.

                               2. FASE DE REGÊNCIA (13/05 E 14/05/2014)
Foi uma fase um pouco dura porque os alunos tiveram experiência de dois professores diferentes. O conteúdo que me foi dado para a regência foi Leitura e elaboração de textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as suas características. Constatei essa etapa muito dura porque notei que os alunos na sua maioria não têm o donimio de gramática e, é óbvio que para tratar desse tema exige um donimo total de gramática.
Durante as fases anteriores do estágio, constatou-se que a professora trabalha muito mais com a leitura e interpretação de texto. O plano da regência foi elaborado metodologicamente da seguinte forma:
 Primeira aula: 12/05/2014
A aula foi iniciada com os cumprimentos, e foi apresentado o conteúdo que foi explicado na aula do dia e aqui foi da segunda aula que é “Leitura e elaboração de textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as suas características”. Em seguida, foi distribuido uma folha para cada aluno contendo um texto com o caráter de uma narrativa – descritiva (Ver anexo 01), e por meio desse texto, os alunos fizeram uma leitura individual e silenciosa e posteriormente em voz alta. Seguindo, o professor fez a leitura do mesmo texto com o intuito de despertar a atenção dos alunos das dificuldades que eles obtiveram durante as duas leituras. Em seguida, o professor fez algumas perguntas a respeito do texto, e pediu para que os alunos escolhessem palavras de difícil entendimento. O professor seguiu explicando detalhadamente o que são narrativas – descritivas por meio de um conteúdo elaborado por ele (ver anexo 2) e também fez algumas perguntas pra eles, testando o desempenho dos mesmos em sala de aula.
 Segunda aula:12/05/2014
O professor deu continuidade a respeito do tema explicou a turma que nesta aula faremos leitura de outro texto (ver anexo 3) e posteriormente pediu aos alunos para que sentassem em trio e produzirem um texto que tenha características da narrativa – descritiva através do mundo deles. Antes disso, fez relembrar o que foi dito na primeira aula e os alunos tinha em mãos os textos discutidos para poderem fazer tal produção, ou seja, elaboração de texto. Entretanto, o texto é de caráter livre do grupo que pode ser uma historia uma biografia, entre outros. O professor deu um tempo para que os alunos fizessem tal atividade. Depois, pediu que os alunos fizessem leitura dos seus textos incentivando o gosto pela leitura.
      Terceira aula: 19/05/2014
O professor fez uma breve e rápida revisão sobre todo conteúdo estudado, ou seja, visto nas três aulas anteriores e os alunos fizeram uma atividade avaliativa onde o professor pediu para que eles elaborem um texto, ou seja, produzam o mesmo individualmente (ver anexo 04). É apenas uma maneira de fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que sabem sobre o estudo de Leitura e elaboração de textos de gêneros narrativos, considerando o destinatário, sua finalidade, seus espaços de circulação e as suas características. Exercita a memória e a ortografia. O professor estagiário conversou com a professora da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles para que eles não façam apenas por fazer.

Quarta aula:19/05/2014
O professor entregou as atividades dos alunos já corrigidos e juntos fizeram a correção em sala de aula das mesmas e, sendo assim, o professor vai devolver as atividades para os alunos.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Digamos que o Estágio Obrigatório traça caminho para atingir o profissionalismo. É o momento de treinamento e chamar responsabilidade dos nossos atos como pessoas e como iniciantes de uma carreira profissional transformando teoria em prática. Assim sendo, tendo dado estes três grandes passos de observação, co-participação e da Regência, me considero já alguém capaz de poder ajudar o país na formação de novos quadros que possam vir dignificar o nome do mesmo.
4. REFERÊNCIAS
B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.
Disponível em: http://www.lpeu.com.br/q/7j06o , acesso em 22/04/2014;



5. ANEXOS

1. Registro de Identificação do acadêmico estagiário e do campo de estágio.
2. Informação sobre a Turma e a Escola.
3. Registro de atividades de Observação e Entrevista.
4. Registro de atividades de Interação.
5. Registro de atividades de Orientação/Supervisão.
6. Plano de atividades do Estágio.
7. Autorização da Escola para realização do estágio.
8. Autorização da COE para início de Estágio Obrigatório
9. Horário da Regência.
10. Plano de aula da Regência.
11. Registro de atividade da Regência.
12. Avaliação Parcial e Avaliação Final do Professor Supervisor.








[1]B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.

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