
CENTRO
DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO
DE LETRAS
ALBERTO
CHISSINGUI SARA SILVA
RELATÓRIO
FINAL DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IV DE LÍNGUA ESPANHOLA
Relatório
final elaborado para fim avaliativo da disciplina de Estágio Obrigatório IV de
Língua Espanhola sob a orientação da Professora Ruth Ortiz Bobadília.
CAMPO GRANDE – MS


Em
primeiro lugar, agradeço a Deus todo poderoso que tem me cuidado dia e noite e
me proporcionando saúde, força de vontade para superar os obstáculos. Em
seguida, os meus votos de agradecimentos vão à direção da escola E.E. Padre
José Scampino que disponibilizou um espaço afim de que realizasse minhas
atividades estagiarias.
Agradeço
em particular o Diretor pela sua generosidade, e o Professor da disciplina de
Língua Espanhola Rafael Duarte Chimenes Junior que me acompanhou desde o
primeiro contato que tive com a sala, nas observações das aulas, pela paciência
e flexibilidade ao ceder-me a sala de aula para poder observar suas aulas e
também me disponibilizar momento para fazer a com - participação nas suas
atividades e a regência.
Agradeço à professora Ruth Ortiz Bobadília., por lhe ter
como minha orientadora do estágio nessa disciplina e pelo acompanhamento e
eficiência durante o período todo e, finalmente os meus agradecimentos vão para
os meus filhos junto a minha esposa que têm me dado minha força para que
consiga terminar o curso e voltar pra lá (Angola) e ficar ao lado deles. São
dirigidos também meus agradecimentos aos meus colegas àqueles que, direta ou
indiretamente, deram-me apoio moral para que esse fato se concretizasse.

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................4
1.1. Fundamentação Teórica...................................................................6
1.2. Desenvolvimento….…………..….…………....…..……...……….........8
1.3 Objetivo..............................................................................................8
1.4 Justificativa/Caracterização............................…………..……………..9
2. REGÊNCIA....................................................................................................10
3. CONSIDERAÇÕES
FINAIS...........................................................................11
4. REFERÊNCIAS
............................................................................................12
5.
ANEXOS........................................................................................................13
1 – Introdução
Este relatório compõe todas as atividades finais
desenvolvidas na disciplina de Estágio Obrigatório IV em Língua Espanhola do 8º
semestre do curso de Letras, em habilitação Português/Espanhol da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul, Campus UFMS de Campo Grande/MS.
O
Estágio Obrigatório constitui um momento importante na vida de um estudante que
almeja dedicar-se profissionalmente na área da sua formação. Esse é o momento
que permite pôr em prática o conhecimento adquirido ao longo da formação. É um
período de avaliação pessoal, de prática e de aprendizagem. O estágio prepara o
acadêmico para uma vida profissional e, exige comprometimento e
responsabilidade. Por meio dele, adquirimos experiências que nos capacita e
conscientiza o que ensinar e, para que ensinar.
As atividades realizadas na disciplina Estágio
Obrigatório IV de Língua Espanhola que compreenderam o período de 10 de
setembro de 2014 até ao dia 11 de novembro do mesmo ano. Tais atividades foram
desenvolvidas na Escola Estadual Padre José Scampini, sob supervisão do professor
Rafael Duarte Chimenes Junior e na Orientação da professora Ruth Ortiz
Bobadília.. o período das observações que foram feitas 2º e 3º Ano. Percebi
logo de inicio que os alunos têm bastantes dificuldades com a Língua Espanhola,
sobretudo, na ária da gramática e na própria oralidade.
No dia 24 de setembro, observei no 3º E, onde o professor
passou apenas exercícios do conteúdo que havia dado na aula passada sobre os
substantivos e, os alunos participaram ativamente até porque me pareceu que
eles já tinham o domínio do conteúdo.
No
dia 27 observei ainda no 3º Ano L, o professor aplicou o tema:
No
dia 08 de outubro observei no 3º E na disciplina de Espanhol já com o professor
e sala escolhida, onde o professor aplicou duas aulas seguidas e falou sobre “Dichos
y expresiones ideomáticas” e constatei que os alunos têm muitas dificuldades na
oralidade e também na escrita porque o professor fala três línguas estrangeiras
e ao mesmo tempo é professor de inglês e espanhol e ainda dá aulas de Língua
portuguesa e, mesmo não confundir o conteúdo, os alunos acabavam por se perder.
Ainda no mesmo dia, observei também no 3º Ano
E, na disciplina de Língua portuguesa (produção interativa) ministrada pelo
professor onde aplicou o seguinte tema: “leitura e análise de poema”. Nessa
aula, notei que a participação foi mais ativa talvez por ser uma matéria que
exige a oralidade e a produção em língua nativa.
Nos
dia 17 e 17 de outubro, observei no 3º E, e o professor terminou explicando o
conteúdo anterior e começou com o novo conteúdo “Expresiones finales”. Mas
durante as aulas, passou o conteúdo no quadro, porém foi interagindo com a
turma buscando a participação de todos.
Nos
dias 24 e 29 de outubro, foi a fase da co-participação, o professor aplicou o
mesmo tema nas duas aulas “verbo en pretérito pluscuamprefecto de subjuntivo”.
Porem, na segunda aula como ele não estava passando bem, pediu para que eu
ficasse em sala de aula contrabando seus alunos e ele ficou na sala dos
professores. Foi uma fase boa, pôde interagir com os alunos antes da regência e
trocamos experiências e fiquei orgulhoso e ansioso de poder dar aulas para
eles.
1.1.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Quando se pensa em uma língua
estrangeira, chega-se a conclusão de que ela não é isolada, mas faz parte de
uma cultura, de um povo. Assim o espanhol deve ser pensado em sala de aula,
como um objeto multifacetado. A língua hispano-americana
ganha um novo lugar e um novo estatuto a
partir da assinatura do Tratado do Mercosul, passa a ocupar novos e mais amplos
espaços, torna-se objeto de atenções, preocupações e projeções quanto ao seu
alcance, seu êxito e às suas consequências, por parte de vários segmentos da
sociedade, seja no âmbito dos negócios, no âmbito educativo, acadêmico,
político, e no discurso da imprensa, que ora se mostra favorável, ora
contrária, ora reticente, mas raramente indiferente a essa nova situação.
(LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS, 2006, p. 128).
Dessa forma, não se pode estudar a língua estrangeira, em
especial espanhol, apenas como meio de comunicação, mas, também, como meio
cultural, político e social, isto é, um novo horizonte que os alunos tomam
conhecimento, uma vez que não se aprende uma língua imanente, esta vem com sua
história, cultura e tradição. De fato,
o aprendizado de uma língua estrangeira
concorre para o desenvolvimento social do educando que se dá através do contato
com a língua e cultura estrangeiras, o que amplia sua visão de cidadania, os
valores culturais de seu país e de sua própria língua. É através da comparação
das culturas e línguas envolvidas que o educando percebe, e eventualmente muda,
sua concepção de mundo. (SILVA, s/d, s/p)
Sabe-se que uma língua é heterogênea
por excelência, nesse sentido, não há como ensinar o espanhol e todas as suas
variedades, visto que há distinções entre o peninsular e o latino-americano,
O fundamental, portanto, em que pese a
impossibilidade de abarcar toda a riqueza linguística e cultural do idioma, é
que, a partir do contato com algumas das suas variedades, sejam elas de
natureza regional, social, cultural ou mesmo de gêneros, leve-se o estudante a
entender a heterogeneidade que marca todas as culturas, povos, línguas e
linguagens. (LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS, 2006, p. 137)
Enfim, para o ensino de uma língua estrangeira há de se
considerar as características do meio social da escola, pois como ensinar essa
outra cultura contida na língua, assim, muito se pensa na questão da motivação
para a aquisição de um novo código linguístico. Para tanto, o professor deve
estar muito atento aos alunos, ao comportamento deles nas aulas, porque a
partir disso o educador pode traçar uma nova didática ou continuar com a mesma,
se estiver dando certo. Frente
ao exposto,
La generación
tantos de motivos de aprendizaje, como de objetivos, necesidades y expectativas
que giran en torno a las motivaciones lingüísticas son, en consecuencia,
esencialmente distintos, hasta el punto de que en una situación de aprendizaje
de segunda lengua, el nuevo código linguístico puede alterar las bases
identitarias del individuo (BERGILLOS, s/d, p. 313).
2. DESENVOLVIMENTO
Uma
das maiores razões de colocar em ação os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNS), consiste no âmbito de trabalhar com métodos e técnicas no crescimento
da qualidade do ensino da educação brasileira.
A
elaboração do documento não oferece apenas o produto de simples reflexão acerca
do ensino, mas vai muito além do que se imaginam como nas relações sociais,
culturais, materiais, em fim. Vejamos na citação abaixo uns dos objetivos
fundamentais dos PCNS no ensino fundamental.
Conhecer características
fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio
para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento
de pertinência ao País.
Conhecer
e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como
aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra
qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de
crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.[1]
Isso
mostra que um professor de Língua Espanhola deve levar em consideração contexto
situacional dos alunos e entender as diferentes relações culturais a fim de
facilitar o processo de instrução. Por outro lado, a competência e o desempenho
do professor na língua em questão determinam a aprendizagem de seus educando.
Ao aprendiz é de fundamental importância entender as diferenças culturais, de
classe social, de crenças, de sexo, de etnia. Trabalhar nas suas aulas com
múltiplos recursos didáticos – pedagógicos para estimular uma aprendizagem melhor.
2.1 OBJETIVO
O
objetivo do Estágio Obrigatório IV em Língua Espanhola foi de estabelecer
relações entre as abordagens teóricas acerca do ensino de Língua Portuguesa e a
prática de ensino proporcionando assim, uma análise reflexiva da realidade
escolar.
2.2 JUSTIFICATIVA/CARACTERIZAÇÃO
Durante
o período do estágio, é dada ao acadêmico a oportunidade de estabelecer um casamento
com a escola, que lhe oferece o entendimento de maneira satisfatória, tanto no
seu funcionamento, quanto nos trabalhos administrativos da escola, ou seja, com
alunos, professores e funcionários em geral. Digamos que é um período muito
curto para absorver conhecimento.
A
sala dos professores é média e mais ou menos estruturada, nela possui uma
geladeira, dois armários, uma mesa de reunião, 14 cadeiras, um quadro para
avisos, dois computadores, duas mesas para computadores, um arquivo de aço, um
bebedouro, um mapa.
A
cozinha da escola é bem grande e com um equipamento extremamente moderno,
possui um fogão industrial de seis bocas, um fogão comum de duas bocas, três freezers
horizontais, uma mesa, quatro panelas, um caldeirão grande, quatro panelas de
pressão, um liquidificador industrial, um liquidificador comum, quatro garrafas
térmicas, quatrocentos pratos plásticos e cinquenta pratos de louça, quinhentas
e cinquenta colheres, quarenta garfos, trinta e seis facas e quinhentas
canecas.
A
escola possui dois banheiros mais ou menos organizados, sendo um para os alunos
divididos em, um para as meninas e um para os rapazes e um para os professores.
A secretária é bem estruturada e possui dois computadores, 10 mesas ocupados
com alguns bens da escola, uma impressora, um bebedouro, três ventiladores, um
relógio, vários armários e um extintor.
A
biblioteca é mais ou menos grande que corresponde com o espaçamento da escola,
tem dois computadores, três prateleiras para os livros didáticos da escola,
quatro ventiladores, quatro armários, um relógio, duas mesas grandes de apoio
para os alunos.
O
pátio e a ária verde da escola é tão grande com flores, jardim, um bebedouro
industrial bem organizado, um lavatório bem artilhado que cabe mais de dez
alunos de cada vez, uma ária para o estacionamento tanto de carros quanto de
motos, um anfiteatro para vários fins, um pátio para palestras e outras
finalidades.
A
sala de informática é bem grande com ar e 12 computadores, 9 funcionando em
condições e 3 danificados, 14 mesas para computadores, 24 cadeiras, um armário
de aço, um relógio, dois armários, uma impressora, um quadro e um extintor. Os
recursos didáticos – pedagógicos que a escola possui são: data show, telas,
rádios, TV, computadores, dicionários, e outros.
2. FASE DE REGÊNCIA (13/05 E 14/05/2014)
Foi uma fase um pouco dura
porque os alunos tiveram experiência de dois professores diferentes. O conteúdo
que me foi dado para a regência foi “País hispanohablante (el Salvador)”.
Durante
as fases anteriores do estágio, constatou-se que o professor trabalha muito
mais com a oralidade em Português que a própria Língua Espanhola . O plano da
regência foi elaborado metodologicamente da seguinte forma:
Primeira aula: 31/10/2014
A
aula foi iniciada com os cumprimentos e foi apresentado o conteúdo que foi
explicado nesta e na aula seguinte que é “País hispanohablante (el Salvador)”. Em
seguida, distribuiu-se uma folha para
cada aluno contendo um resumo sobre alguns aspectos importantes do El Salvador.
Em seguida, o professor fez algumas breves perguntas sobre o que os alunos
sabem a respeito desse país e de outros que falam a língua espanhola. O
professor seguiu explicando detalhadamente sobre os aspectos culturais,
econômicos, sociais, turísticos, religiosos do país El Salvador. (ver anexo 1 e
2) e também fez algumas perguntas, avaliando o desempenho em sala de aula.
Segunda aula: 31/10/2014
O
professor deu continuidade a respeito do tema, explicou à turma que nesta aula
daremos continuidade falando sobre os aspectos ora citados e passaremos alguns
vídeos como apoio podendo contextualizar o que está sendo explicando (ver anexo
3) e posteriormente, o professor pediu aos alunos para que explicassem um pouco
sobre o que eles sabem do turismo.
Terceira aula: 05/11/2014
O
professor deu continuidade explicando ainda sobre os aspectos políticos,
econômicos e culturais do país hispanohablante El Salvador por meio de slides e
vídeos e, fará uma breve e rápida revisão sobre todo conteúdo estudado, ou
seja, visto nessa e nas outras duas aulas anteriores, para que os alunos se
sintam preparados para na quarta aula fazerem uma atividade avaliativa. O
professor estagiário conversou com o professor da sala para saber quanto vai
valer a atividade avaliativa na nota final deles para que eles tenham uma
motivação para a realização dessa a atividade.
Quarta
aula: 05/11/2014
Após
a atividade, professor trouxe as mesmas para os alunos já corrigidas, e juntos
fizeram a correção delas em sala de aula e, ao final, o professor irá
devolvê-las para alunos. Exercita
a memória e a ortografia. O professor estagiário conversou com o professor da
sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles
para que eles não façam apenas por fazer.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Digamos
que o Estágio Obrigatório traça caminho para atingir o profissionalismo. É o
momento de treinamento e chamar responsabilidade dos nossos atos como pessoas e
como iniciantes de uma carreira profissional transformando teoria em prática. Assim
sendo, tendo dado estes três grandes passos de observação, co-participação e da
Regência, me considero já alguém capaz de poder ajudar o país na formação de
novos quadros que possam vir dignificar o nome do mesmo.
4. REFERÊNCIAS
Brasil. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos
parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. –
Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.
- Gramática Contrastiva del español para brasileños – FERNÁNDEZ, Gretel
Eres/ MORENO, Concha. Editora SGEL, 2007.
5. ANEXOS
1. Registro de Identificação
do acadêmico estagiário e do campo de estágio.
2. Informação sobre a Turma
e a Escola.
3. Registro de atividades de
Observação e Entrevista.
4. Registro de atividades de
Interação.
5. Registro de atividades de
Orientação/Supervisão.
6. Plano de atividades do
Estágio.
7. Autorização da Escola para
realização do estágio.
8. Autorização da COE para
início de Estágio Obrigatório
9. Horário da Regência.
10. Plano de aula da
Regência.
11. Registro de atividade da
Regência.
12. Avaliação Parcial e
Avaliação Final do Professor Supervisor.
[1]Brasil. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros
curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.p, 69.
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