UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO
SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS
PLANO DE AULA
I) IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Escola Estadual Orcírio
Thiago de Oliveira
DISCIPLINA:
Literaturas de Língua Portuguesa
CURSO: 2º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50
minutos cada)
DATA: 16/10 e 22/10 HORÁRIO:
18:00 às 22:00 horas
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto
Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR:
Dilma Maria de Sousa Moraes
PROFESSORA ORIENTADORA:
Juliana Oliveira De Santana Novais
|
II) OBJETIVOS
- Adquirir conhecimento sobre o contexto
histórico do simbolismo;
-
Conhecer a origem, o percurso histórico do simbolismo;
- Prestar atenção, contribuir com os conhecimentos prévios
sobre o conteúdo que está sendo desenvolvido.
-
Ampliar a competência leitura e escrita, a partir da análise de filme,
textos, imagens que evidenciam a produção literária do simbolismo;
-
Interpretar e compreender;
- Contextualizar o movimento
simbolista na Brasil;
Conhecer as características do Simbolismo na
literatura;
Conhecer escritores simbolistas e suas
obras.
- Realizar as atividades propostas pelo professor.
|
III) CONTEÚDOS
Simbolismo: Características, Autores
e Obras
|
IV) PROCEDIMENTOS
- Apresentação do professor;
- Distribuir o material didático aos
alunos;
- A introdução ao conteúdo por meio
de uma folha explicativa e explicações orais;
- Fazer
a leitura e análise do poema antifona de Cruz e Souza.
- Explicar o momento historico do
simbolismo e suas caracteristicas;
- Atividades:
- Encerramento da aula.
Primeira aula: 16/10/2014
A aula será iniciada com os cumprimentos, e será
apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é
“Simbolismo: características, autores e obras”. Em seguida, o professor fará
algumas pequenas e simples perguntas sobre o que estudaram do parnasiano e
entrara explicando sobre o simbolismo por meio de um poema antífona de Cruz e
Souza (Ver anexo 01), e Chamara a atenção dos alunos ao que tece as
características fundamentais do simbolismo, a linguagem capaz de sugerir a
realidade sem o compromisso de retratá-la fidedignamente, o uso de
imagens e metáforas, foco na percepção subjetiva, recursos formais que
imprimem a musicalidade (assonâncias e aliterações), uso de símbolos e ainda,
o professor passará o conteúdo no quadro para que os alunos passem nos seus
cadernos (ver anexo 2) e também fará algumas perguntas para eles testando o
desempenho dos mesmos em sala de aula.
Segunda aula: 16/10/2014
O professor dará continuidade a respeito do tema,
e agrupara a turma em pequenos grupos propondo uma pesquisa sobre o
simbolismo e, em seguida irão à sala de informática para efetuar a referida
pesquisa com as seguintes propostas:
Quais os marcos do simbolismo na Europa e no
Brasil, a que movimento o simbolismo de opôs e porque, pesquise sobre a vida
e a obra de Cruz e Souza e Eugênio de Castro, selecione um poema de
cada autor em que estejam presentes as características sonoras,
como assonâncias e aliterações, e a musicalidade para na aula seguinte ler em
sala. Dadas essas questões, o professor providenciara cópias para os demais
grupos dos poemas escolhidos.
Terceira aula: 22/10/2014
Nessa terceira aula, os alunos apresentarão da
pesquisa e a leitura dos poemas em sala. Para cada poema, o professor chamara
a atenção sobre as características formais, as temáticas e as imagens que os
poemas evocam.
Quarta aula: 22/10/2014
Nesta aula, o professor
vai passar para cada aluno, um papel onde consta um poema e as respectivas
questões de todo conteúdo dado em sala de aula (ver anexo 4). Exercita
a memória e a ortografia. O professor estagiário irá conversar com a
professora da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota
final deles para que eles não façam apenas por fazer. É apenas uma maneira de
fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que sabem sobre o estudo dos
trovadores no seu todo.
|
V)
RECURSOS
Quadro, giz, fotocópias, data show.
|
VI)
AVALIAÇÃO
- A atividade
avaliativa será aplicada na ultima aula para comprovar o nível de
entendimento dos alunos sobre o assunto, ou seja, a matéria dada em sala de
aula.
|
VI) REFERÊNCIAS
Disponível em:
http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/ensino-medio/literatura/simbolismo,
acesso em 08 de Outubro de 2014.
Disponivel em : http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/antifona.htm
acesso em 08 de Outubro de 2014.
Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/analise-interpretativa-do-poema-antifona-de-cruz-e-souza/73825/
acesso aos 08 de outubro de 2014.
Português: novas
palavras: literatura, gramática, redação/ Emilia Amaral ... [et la.]. – São
Paulo: FTD, 2000.
.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário