quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PLANO DE AULA DE LITERATURAS IV

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS

PLANO DE AULA
I) IDENTIFICAÇÃO
     ESCOLA: Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira
DISCIPLINA: Literaturas de Língua Portuguesa
CURSO: 2º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50 minutos cada)
DATA: 16/10 e 22/10 HORÁRIO: 18:00 às 22:00 horas
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR: Dilma Maria de Sousa Moraes
PROFESSORA ORIENTADORA: Juliana Oliveira De Santana Novais
                                                     

II) OBJETIVOS
- Adquirir conhecimento sobre o contexto histórico do simbolismo;
- Conhecer a origem, o percurso histórico do simbolismo;
- Prestar atenção, contribuir com os conhecimentos prévios sobre o conteúdo que está sendo desenvolvido.
- Ampliar a competência leitura e escrita, a partir da análise de filme, textos, imagens que evidenciam a produção literária do simbolismo;
- Interpretar e compreender;
- Contextualizar o movimento simbolista na Brasil;
 Conhecer as características do Simbolismo na literatura;
 Conhecer escritores simbolistas e suas obras.
- Realizar as atividades propostas pelo professor.

III) CONTEÚDOS
Simbolismo: Características, Autores e Obras

IV) PROCEDIMENTOS
- Apresentação do professor;
- Distribuir o material didático aos alunos;
- A introdução ao conteúdo por meio de uma folha explicativa e explicações orais;
- Fazer a leitura e análise do poema antifona de Cruz e Souza.
- Explicar o momento historico do simbolismo e suas caracteristicas;
- Atividades:
 - Encerramento da aula.
Primeira aula: 16/10/2014
A aula será iniciada com os cumprimentos, e será apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é “Simbolismo: características, autores e obras”. Em seguida, o professor fará algumas pequenas e simples perguntas sobre o que estudaram do parnasiano e entrara explicando sobre o simbolismo por meio de um poema antífona de Cruz e Souza (Ver anexo 01), e Chamara a atenção dos alunos ao que tece as características fundamentais do simbolismo, a linguagem capaz de sugerir a realidade sem o compromisso de retratá-la fidedignamente, o uso de imagens e metáforas, foco na percepção subjetiva, recursos formais que imprimem a musicalidade (assonâncias e aliterações), uso de símbolos e ainda, o professor passará o conteúdo no quadro para que os alunos passem nos seus cadernos (ver anexo 2) e também fará algumas perguntas para eles testando o desempenho dos mesmos em sala de aula.
           
       Segunda aula: 16/10/2014                               
O professor dará continuidade a respeito do tema, e agrupara a turma em pequenos grupos propondo uma pesquisa sobre o simbolismo e, em seguida irão à sala de informática para efetuar a referida pesquisa com as seguintes propostas:
Quais os marcos do simbolismo na Europa e no Brasil, a que movimento o simbolismo de opôs e porque, pesquise sobre a vida e a obra de Cruz e Souza e Eugênio de Castro, selecione um poema de cada autor em que estejam presentes as características sonoras, como assonâncias e aliterações, e a musicalidade para na aula seguinte ler em sala. Dadas essas questões, o professor providenciara cópias para os demais grupos dos poemas escolhidos.

      Terceira aula: 22/10/2014
Nessa terceira aula, os alunos apresentarão da pesquisa e a leitura dos poemas em sala. Para cada poema, o professor chamara a atenção sobre as características formais, as temáticas e as imagens que os poemas evocam.

Quarta aula: 22/10/2014
Nesta aula, o professor vai passar para cada aluno, um papel onde consta um poema e as respectivas questões de todo conteúdo dado em sala de aula (ver anexo 4). Exercita a memória e a ortografia. O professor estagiário irá conversar com a professora da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles para que eles não façam apenas por fazer. É apenas uma maneira de fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que sabem sobre o estudo dos trovadores no seu todo.







V) RECURSOS
 Quadro, giz, fotocópias, data show.



VI) AVALIAÇÃO
- A atividade avaliativa será aplicada na ultima aula para comprovar o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto, ou seja, a matéria dada em sala de aula.       




VI) REFERÊNCIAS
Disponivel em :  http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/antifona.htm acesso em 08 de Outubro de 2014.
Português: novas palavras: literatura, gramática, redação/ Emilia Amaral ... [et la.]. – São Paulo: FTD, 2000.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário