FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE
MATO GROSSO DO SUL
![]()
CCHS - CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E
SOCIAIS
CURSO DE LETRAS – ESPANHOL
E INGLÊS
|
PRÁTICA DE LITERATURA BRASILEIRA
|
PROJETO
CAROLINA
|
TURMA:
3º ANO (MÉDIO)
|
ACADÊMICOS:
ALBERTO
CHISSINGUI
EDSON
VELOSO
JAMES
CESAR ROMANO
WAGNER
ALVES DOS SANTOS
|
1.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Carolina visa à reflexão sobre a condição do negro na
sociedade brasileira e qual o lugar que a sociedade reservou para os
afrodescendentes. Por meio de pesquisa e uma elaboração de projeto cultural
pretendemos que a turma desenvolva uma peça de teatro baseado na obra de
Carolina de Jesus intitulada Quarto
de Despejo.
2.
OBJETIVOS
São
objetivos deste projeto:
-
Objetivo geral:
·
Possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a
constituição da sociedade brasileira e sobre o silenciamento de algumas etnias.
-
Objetivos específicos:
·
Possibilitar aos alunos a reflexão crítica
sobre a questão social;
·
Levar os alunos reconhecer que a sociedade
brasileira é formada por uma diversidade étnico-cultural;
·
Possibilitar aos alunos perceberem que
saberes podem emergir de culturas socialmente marginalizadas;
·
Desenvolver gêneros textuais diversos;
·
Desenvolver interesse pela pesquisa;
·
Desenvolver o senso crítico por meio de
discussões e seminários sobre os textos/documentos apresentados;
·
Identificar a partir da obra, a origem do
discurso do escritor;
·
Permitir aos alunos uma reflexão sobre o
cânone literário.
3.
METODOLOGIA
O Projeto Carolina tem o intuito de fomentar a pesquisa e a reflexão
sobre a questão étnica na literatura e a sua consequente influência sobre as
questões sociais.
Primeiramente, será
solicitado aos alunos que leiam a obra Quarto de despejo de autoria de
Carolina de Jesus e, posteriormente, pesquisem sobre a vida e a obra da autora.
As aulas serão desenvolvidas a partir do material que for pesquisado pelos
alunos que por sua vez, será o material de construção do texto teatral.
As aulas destinadas ao
projeto serão de uma por semana, das aulas destinadas ao estudo da literatura
brasileira. Serão utilizados como recursos técnicos e materiais: giz, quadro
negro, sala de informática, Datashow, disponíveis na escola. Também, será
necessário o uso de fotocópias que serão fornecidas pelos professores.
As aulas destinadas ao
projeto serão de uma por semana com 50 minutos para cada aula destinada ao
estudo da literatura brasileira e literaturas africanas.
4.
ETAPAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Primeira fase
|
Aulas
|
Procedimentos
|
1ª aula
|
Apresentação do projeto aos alunos e
organização e divisão dos grupos de pesquisa;
Será pedido aos alunos que leiam a
obra a ser estudada;
Pedir para que eles façam a pesquisa
sobre a obra e a autora;
|
2ª aula
|
Averiguação sobre o que foi
pesquisado e a orientação para montar seminários;
|
3ª e 4ª aulas
|
Apresentação dos seminários.
|
5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas
|
Produção do texto dramatúrgico a ser representado na
conclusão do projeto.
|
Segunda Fase
|
Aulas
|
Procedimentos
|
9ª aula à 13ª aula
|
Ensaios e produção da peça.
|
14ª aula
|
Produção dos cartazes e convites da apresentação.
|
15ª e 16ª aulas
|
Apresentação da peça teatral e a mesa redonda.
|
5.
RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos,
por meio da execução deste projeto, incentivar o interesse dos educandos a
refletir sobre a questão étnica na literatura e a sua consequente influência
sobre as questões sociais, a condição do negro e o lugar dos os
afrodescendentes na sociedade brasileira.
É
esperado também despertar nos estudantes uma curiosidade sobre investigação
social da realidade em que vivem, além de uma atenção em particular de estudar
as literaturas para que consigam entender a diversidade cultural presente
nelas.
6.
REFERÊNjCIAS
JESUS,
Carolina Maria de. Quarto de despejo:
Diário de uma favelada. São Paulo:
Ática & Francisco Alves (Original), 1960.
HERÓIS
DE TODO MUNDO - CAROLINA MARIA DE JESUS
(vídeo),https://www.youtube.com/watch?v=V3h1djC05NM, acesso em 24/11/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário