quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PROJETO CAROLINA




           FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL


    CCHS - CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS



CURSO DE LETRAS – ESPANHOL E INGLÊS









PRÁTICA DE LITERATURA BRASILEIRA





PROJETO CAROLINA





TURMA: 3º ANO (MÉDIO)





ACADÊMICOS:

ALBERTO CHISSINGUI
EDSON VELOSO
JAMES CESAR ROMANO
WAGNER ALVES DOS SANTOS

1. JUSTIFICATIVA

O Projeto Carolina visa à reflexão sobre a condição do negro na sociedade brasileira e qual o lugar que a sociedade reservou para os afrodescendentes. Por meio de pesquisa e uma elaboração de projeto cultural pretendemos que a turma desenvolva uma peça de teatro baseado na obra de Carolina de Jesus intitulada  Quarto de Despejo.

2. OBJETIVOS

São objetivos deste projeto:

- Objetivo geral:
·         Possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a constituição da sociedade brasileira e sobre o silenciamento de algumas etnias.

- Objetivos específicos:
·         Possibilitar aos alunos a reflexão crítica sobre a questão social;
·         Levar os alunos reconhecer que a sociedade brasileira é formada por uma diversidade étnico-cultural;
·         Possibilitar aos alunos perceberem que saberes podem emergir de culturas socialmente marginalizadas;
·         Desenvolver gêneros textuais diversos;
·         Desenvolver interesse pela pesquisa;
·         Desenvolver o senso crítico por meio de discussões e seminários sobre os textos/documentos apresentados;
·         Identificar a partir da obra, a origem do discurso do escritor;
·         Permitir aos alunos uma reflexão sobre o cânone literário.


3. METODOLOGIA

O Projeto Carolina tem o intuito de fomentar a pesquisa e a reflexão sobre a questão étnica na literatura e a sua consequente influência sobre as questões sociais.
Primeiramente, será solicitado aos alunos que leiam a obra Quarto de despejo de autoria de Carolina de Jesus e, posteriormente, pesquisem sobre a vida e a obra da autora. As aulas serão desenvolvidas a partir do material que for pesquisado pelos alunos que por sua vez, será o material de construção do texto teatral.
As aulas destinadas ao projeto serão de uma por semana, das aulas destinadas ao estudo da literatura brasileira. Serão utilizados como recursos técnicos e materiais: giz, quadro negro, sala de informática, Datashow, disponíveis na escola. Também, será necessário o uso de fotocópias que serão fornecidas pelos professores.
As aulas destinadas ao projeto serão de uma por semana com 50 minutos para cada aula destinada ao estudo da literatura brasileira e literaturas africanas.


4. ETAPAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Primeira fase

Aulas

Procedimentos

1ª aula

Apresentação do projeto aos alunos e organização e divisão dos grupos de pesquisa;
Será pedido aos alunos que leiam a obra a ser estudada;
Pedir para que eles façam a pesquisa sobre a obra e a autora;
2ª aula
Averiguação sobre o que foi pesquisado e a orientação para montar seminários;
3ª e 4ª aulas
Apresentação dos seminários.
5ª, 6ª, 7ª e 8ª aulas

Produção do texto dramatúrgico a ser representado na conclusão do projeto.

Segunda Fase

Aulas
Procedimentos
9ª aula à 13ª aula
Ensaios e produção da peça.
14ª aula
Produção dos cartazes e convites da apresentação.
15ª e 16ª aulas
Apresentação da peça teatral e a mesa redonda.

5. RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos, por meio da execução deste projeto, incentivar o interesse dos educandos a refletir sobre a questão étnica na literatura e a sua consequente influência sobre as questões sociais, a condição do negro e o lugar dos os afrodescendentes na sociedade brasileira.
É esperado também despertar nos estudantes uma curiosidade sobre investigação social da realidade em que vivem, além de uma atenção em particular de estudar as literaturas para que consigam entender a diversidade cultural presente nelas.

6. REFERÊNjCIAS

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: Diário de uma favelada. São Paulo: Ática & Francisco Alves (Original), 1960.

HERÓIS DE TODO MUNDO - CAROLINA MARIA DE JESUS (vídeo),https://www.youtube.com/watch?v=V3h1djC05NM, acesso em 24/11/2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário