quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA IV

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS

PLANO DE AULA
I) IDENTIFICAÇÃO
     ESCOLA: Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CURSO: 1º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50 minutos cada)
DATA: 22/10 e 29/10 HORÁRIO: 18:00 às 22:00 horas
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR: Isaque Wodneuf Wutra
PROFESSORA ORIENTADORA: Edna Pagliri Brun
                                                     

II) OBJETIVOS
- Identificar os estilos de linguagem num determinado texto;
- Conhecer figuras e vícios de linguagem e o uso no quotidiano;


III) CONTEÚDOS
- Estilística e figuras de linguagem



IV) PROCEDIMENTOS

- Apresentar à turma um poema impresso;
- Distribuir aos alunos o poema de Camões (amor é fogo que arde sem se ver);
- Perguntar aos alunos se alguma vez já ouviram falar do autor do poema;
- Mediante respostas dadas pelos alunos discorrer brevemente obre a vida do autor;
- Fazer a leitura e a interpretação do poema junto com os alunos;
- Mostrar o conteúdo (conceito de estilística e as figuras de linguagem no data show);
- Explicar  diferença da “denotação e conotação”;
- Explicar a relação das imagens com o conteúdo apresentado;

PRIMEIRA AULA: 22/10/2014
A aula será iniciada com os cumprimentos, e será apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é “Estilística e figuras de linguagem”, Em seguida, o professor fará algumas pequenas e simples perguntas sobre o que sabem de figuras de linguagem. Distribuirá um poema de Luis Vaz de Camões “o amor é fogo que arde sem se ver” ver (anexo 1), e por meio desse poema, pedirá para que os alunos leiam e depois analisar. Pedirá para os alunos fazerem um roteio e descobrir as figuras de linguagem presente no poema. Explicará o conteúdo por meio do conteúdo (Ver anexo 02), e por meio dessa explicação, o professor passará o conteúdo no quadro para que os alunos passem nos seus cadernos. O professor seguirá explicando detalhadamente o que são figuras de linguagem e também fará algumas perguntas pra eles testando o desempenho dos mesmos em sala de aula.

SEGUNDA AULA: 22/10/2014

O professor dará continuidade a respeito do tema, explicará a turma detalhadamente sobre as figuras e estilo de linguagem que alguns poemas, contos, notícias, tirinhas, entre outros trazem. O professor explicará aos alunos que, nas noticias predomina muito as figuras de linguagem e, pedirá para eles trazem o material na próxima aula porque darão continuidade sobre o mesmo tema e também trará algumas imagens e tirinhas com figuras de linguagem.

TERCEIRA AULA: 29/10/2014
O professor fará uma breve e rápida revisão sobre todo conteúdo estudado nas duas aulas e, distribuíra algumas imagens aos alunos e, por meio delas, buscará fazer entender como são representadas as figuras de linguagem nas tirinhas e em algumas noticias (ver anexo 3). Fará algumas perguntas sobre as imagens perguntando que figuras de linguagem tem nas tirinhas e imagens, em seguida, vai explicar que depois do intervalo farão uma atividade avaliativa que constitui uma parte da nota do bimestre.

QUARTA AULA: 29/10/2014

Nesta aula, o professor vai passar para cada aluno, um papel onde consta um poema de Clarice Lispector e algumas questões de todo conteúdo dado em sala de aula (ver anexo 4). Exercita a memória e a ortografia. O professor estagiário irá conversar com a professora da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles para que eles não façam apenas por fazer. É apenas uma maneira de fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que sabem sobre o estudo dos trovadores no seu todo.






V) RECURSOS
 Quadro, giz, fotocópias, data show.



VI) AVALIAÇÃO

 - A atividade avaliativa será aplicada na última aula para comprovar o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto, ou seja, o conteúdo pragmático da matéria.      




VI) REFERÊNCIA


Português: novas palavras: literatura, gramática, redação/Emília Amaral...[et al.]. – São Paulo: FTD, 2000.





Um comentário: