UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO
SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS
PLANO DE AULA
I)
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA:
Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CURSO: 1º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50 minutos cada)
DATA: 22/10 e 29/10 HORÁRIO: 18:00 às 22:00 horas
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR: Isaque Wodneuf Wutra
PROFESSORA ORIENTADORA: Edna Pagliri Brun
|
II)
OBJETIVOS
-
Identificar os estilos de linguagem num determinado texto;
-
Conhecer figuras e vícios de linguagem e o uso no quotidiano;
|
III) CONTEÚDOS
- Estilística e figuras de linguagem
|
IV) PROCEDIMENTOS
- Apresentar à turma um poema impresso;
- Distribuir aos alunos o poema de Camões (amor é
fogo que arde sem se ver);
- Perguntar aos alunos se alguma vez já ouviram
falar do autor do poema;
- Mediante respostas dadas pelos alunos discorrer
brevemente obre a vida do autor;
- Fazer a leitura e a interpretação do poema
junto com os alunos;
- Mostrar o conteúdo (conceito de estilística e
as figuras de linguagem no data show);
- Explicar
diferença da “denotação e conotação”;
- Explicar a relação das imagens com o conteúdo
apresentado;
PRIMEIRA AULA: 22/10/2014
A aula será iniciada com os cumprimentos, e será
apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é “Estilística
e figuras de linguagem”, Em seguida, o professor fará algumas pequenas e
simples perguntas sobre o que sabem de figuras de linguagem. Distribuirá um
poema de Luis Vaz de Camões “o amor é fogo que arde sem se ver” ver (anexo 1),
e por meio desse poema, pedirá para que os alunos leiam e depois analisar.
Pedirá para os alunos fazerem um roteio e descobrir as figuras de linguagem
presente no poema. Explicará o conteúdo por meio do conteúdo (Ver anexo 02),
e por meio dessa explicação, o professor passará o conteúdo no quadro para
que os alunos passem nos seus cadernos. O professor seguirá explicando
detalhadamente o que são figuras de linguagem e também fará algumas perguntas
pra eles testando o desempenho dos mesmos em sala de aula.
SEGUNDA AULA: 22/10/2014
O professor dará continuidade a respeito do tema,
explicará a turma detalhadamente sobre as figuras e estilo de linguagem que
alguns poemas, contos, notícias, tirinhas, entre outros trazem. O professor
explicará aos alunos que, nas noticias predomina muito as figuras de
linguagem e, pedirá para eles trazem o material na próxima aula porque darão
continuidade sobre o mesmo tema e também trará algumas imagens e tirinhas com
figuras de linguagem.
TERCEIRA AULA: 29/10/2014
O professor fará uma breve e rápida revisão sobre
todo conteúdo estudado nas duas aulas e, distribuíra algumas imagens aos
alunos e, por meio delas, buscará fazer entender como são representadas as
figuras de linguagem nas tirinhas e em algumas noticias (ver anexo 3). Fará
algumas perguntas sobre as imagens perguntando que figuras de linguagem tem
nas tirinhas e imagens, em seguida, vai explicar que depois do intervalo
farão uma atividade avaliativa que constitui uma parte da nota do bimestre.
QUARTA
AULA: 29/10/2014
Nesta aula, o professor
vai passar para cada aluno, um papel onde consta um poema de Clarice
Lispector e algumas questões de todo conteúdo dado em sala de aula (ver anexo
4). Exercita a memória e a ortografia. O professor estagiário irá
conversar com a professora da sala para saber quanto vai valer a atividade
avaliativa na nota final deles para que eles não façam apenas por fazer. É
apenas uma maneira de fazer com que eles coloquem no papel tudo aquilo que
sabem sobre o estudo dos trovadores no seu todo.
|
V) RECURSOS
Quadro, giz, fotocópias, data
show.
|
VI)
AVALIAÇÃO
- A atividade avaliativa será aplicada na última
aula para comprovar o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto, ou
seja, o conteúdo pragmático da matéria.
|
VI) REFERÊNCIA
Português: novas palavras: literatura, gramática,
redação/Emília Amaral...[et al.]. – São Paulo: FTD, 2000.
|
Muito bom!
ResponderExcluir