quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PLANO DE AULA ESPANHOL IV

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LETRAS

PLANO DE AULA
I) IDENTIFICAÇÃO
     ESCOLA: Escola Estadual Padre José Scampini
DISCIPLINA: Língua Espanhola
CURSO: 3º Ano do Ensino Médio
CARGA HORÁRIA: 4 h/a (50 minutos cada)
DATA: 31/10 e 05/11/2014     
PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Alberto Chissingui Sara Silva
PROFESSOR SUPERVISOR: Rafael Duarte Chimenes Junior
PROFESSORA ORIENTADORA: Ruth Ortiz Bobadilha


II) OBJETIVOS
- Reconhecer a localização geográfica de El Salvador.
- Adquirir o conhecimento sobre o contexto histórico, político, econômico e social de El Salvador.
- Desenvolver a escrita, a leitura e a fala em espanhol.
- Reconhecer o referido vocabulário em contextos reais de uso.
- Reconhecer os principais pontos de atração de El Salvador.

III) CONTEÚDOS

País hispanohablante (el Salvador)



IV) PROCEDIMENTO
- Apresentação do professor;
- A introdução ao conteúdo por meio de um vídeo e imagens que tratam sobre o país El Salvador;
- Explicar o conteúdo por meio de slides;
- Passar alguns vídeos que abordam questões de gastronomia, turismo, política e economia do país.
- Atividades:
 1. Identificar os pontos mais atrativos de El Salvador por meio de vídeos e slides passados em sala de aula;
 2. Realizar as atividades de fixação propostas;
 3. Atividade Avaliativa;
- Encerramento da aula.
Primeira aula: 31/10/2014

A aula será iniciada com os cumprimentos e será apresentado o conteúdo que será explicado nesta e na próxima aula que é “País hispanohablante (el Salvador)”. Em seguida, vai se distribuir uma folha para cada aluno contendo um resumo sobre alguns aspectos importantes do El Salvador. Em seguida, o professor fará algumas breves perguntas sobre o que os alunos sabem a respeito desse país e de outros que falam a língua espanhola. O professor seguirá explicando detalhadamente sobre os aspectos culturais, econômicos, sociais, turísticos, religiosos do país El Salvador. (ver anexo 1 e 2) e também fará algumas perguntas, avaliando o desempenho em sala de aula.
           
       Segunda aula: 31/10/2014

O professor dará continuidade a respeito do tema, explicará à turma que nesta aula daremos continuidade falando sobre os aspectos ora citados e passaremos alguns vídeos como apoio podendo contextualizar o que está sendo explicando (ver anexo 3) e posteriormente, o professor pedirá aos alunos para que explicassem um pouco sobre o que eles sabem do turismo.

      Terceira aula: 05/11/2014

O professor dará continuidade explicando ainda sobre os aspectos políticos, econômicos e culturais do país hispanohablante El Salvador por meio de slides e vídeos e, fará uma breve e rápida revisão sobre todo conteúdo estudado, ou seja, visto nessa e nas outras duas aulas anteriores, para que os alunos se sintam preparados para na quarta aula fazerem uma atividade avaliativa. O professor estagiário irá conversar com o professor da sala para saber quanto vai valer a atividade avaliativa na nota final deles para que eles tenham uma motivação para a realização dessa a atividade.

Quarta aula: 05/11/2014

Após a atividade, professor trará as mesmas para os alunos já corrigidas, e juntos farão a correção delas em sala de aula e, ao final, o professor irá devolvê-las para alunos


V) RECURSOS
 Quadro, giz, fotocópias, data show, computador.



VI) AVALIAÇÃO
- A atividade avaliativa será aplicada na última aula para comprovar o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto, ou seja, a matéria dada em sala de aula.   





VII) REFERÊNCIAS






El turismo salvadoreño. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ARVSR7V4CpE,  acesso aos 18 de outubro de 2014.
La gastronomia salvadoreña.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MzERlTdU1CM,  acesso aos 18 de outubro de 2014.

La cultura salvadoreña. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-laQJOADGAM, acesso aos 18 de outubro de 2014.

Gramática Contrastiva del español para brasileños – FERNÁNDEZ, Gretel Eres/ MORENO, Concha. Editora SGEL, 2007.




























VIDEOS:
  1. La cultura https://www.youtube.com/watch?v=-laQJOADGAM

  1. El turismo https://www.youtube.com/watch?v=ARVSR7V4CpE

  1. La gastronomia https://www.youtube.com/watch?v=MzERlTdU1CM


ACTIVIDAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário