quarta-feira, 14 de novembro de 2012

NOÇÕES DA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E DE INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS

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As tecnologias de comunicação e informação da escola; Relações possíveis...e relações construídas.

                                                                           Novas formas de pensar, de agir e de comunicarse
                                                                           são introduzidas como hábitos corriqueiros.


Tendo em conta a epigrafe acima refirida, a autora Tania Maria Esperom Porto pedagoga com Mestrado na Tecnologia Educacional pelo INPE (SJC/SP) e Doutorado em Educação pela USP, principia o artigo com uma alusão peculiar do valor da Tecnologia de Comunicação e Informação na Escola tendo em vista as relações possiveis e as relações construidas. Assim sendo, ela particulariza esses mecanismos, ou seja, meios como principais mentores nas relações que hoje em dia vivemos o que não trás novidades para ninguem.
Ao começo paraceu-me meio esquisito, isso porque pôde ver/observar no texto uma ambiguidade paradoxal quando a autora situa a nova tecnologia como fonte de hábitos curriqueiros mas, desenrolando peculiarmente o artigo conota-se uma árdua contribuição desse texto no que tece a realidade atual tanto nas escolas quanto no nosso peregrinar terreno porque adentram muitos principios morais e educativo de como usar os meios tecnologicos em diferentes ambientes sociais. 

Na verdade, o texto trata do mundo moderno nas escolas, até porque vivemos num século em que predomina acima de tudo a tecnologia de informação e de comunicação. Numa abordagem geral, é observável a discussão de muitos autores com uma única finalidade que é como devemos usar os meios tecnológicos nas escolas e se os mesmos se adéquam com o contexto social dos educando e seus familiares. Conseqüentemente, na visão do autor Levy, observamos que ele aponta o modo de uso e de situação como os principais elementos que podem condicionar por um lado, e por outro podem favorecer no crescimento da tecnologia nas escolas.


Na dinâmica da ciencia que vivemos hoje, falar da educação e das tecnologias, estamos a fazer algumas avaliações que evidenciem problemas com o uso de tecnologias em processos educativos, assim sendo, considera-se que o potencial educativo das tecnologias pressupõe uma sensibilização e preparação docente para o uso, considerando o contexto de ação. Esponho aqui um parecer meu sobre alguns aspectos que talvez despercebidamente ou mesmo o não conhecimento muitos de nós acabamos por usar mal a tecnologia atraves das redes sociais que muitas das vezes denigrem a nossa personalidade, por isso, ter um acompanhamento educacional nesse ramo é uma tarefa óbvia para que diminua esse índice de mau uso dos meios e da propria ciencia da tecnologia. Na verdade a recepção individualizada e as tecnologias põem à disposição do usuário amplo conjunto de informações, conhecimentos, linguagens em tempos velozes e com potencialidades incalculáveis, disponibilizando, a cada um que com elas se relacione, diferentes possibilidades e ritmos de ação.

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